Acontece na manhã deste sábado (24) o Café de Chaleira da AAPECAN - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, no salão da Paróquia Cristo Redentor. A Rádio Planalto News esteve presente.
Conheça um pouco da história da AAPECAN
A AAPECAN é uma entidade que não visa lucro, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Atualmente, conta com 14 unidades de atendimento e dez Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.
A ideia de abrir uma entidade que apoiasse pessoas com câncer surgiu a partir de um grupo, de voluntários que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros e associações beneficentes. O grupo percebeu as dificuldades que enfrentavam as pessoas com câncer em terem todas as suas necessidades básicas atendidas, já que a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários tem custo elevado.
Frente à fragilidade socioeconômica e emocional que a doença provoca no paciente e em toda a família, oferecemos acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades dos que buscam ajuda em uma de nossas unidades. Realizamos atendimentos individuais, grupos de apoio, rodas de conversa, visitas domiciliares, oficinas, confraternizações e passeios.
Em 05 de Março de 2005, foi fundada a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN em Caxias do Sul, e em 21 de janeiro de 2011, foi inaugurada a primeira Casa de Apoio. Atualmente, distribuídas em dez cidades do RS, a AAPECAN hospeda e oferece quatro refeições diárias a pessoas com diagnóstico de câncer vindos de outros municípios para tratamento oncológico como quimioterapia e radioterapia nos hospitais de referência.
AAPECAN Passo Fundo
A AAPECAN de Passo Fundo, foi inaugurada em julho de 2018, é a irmã caçula da família. Dentre as 14 sedes da Associação espalhadas pelo Rio Grande do Sul, é a mais recente em funcionamento. A unidade dispõe de serviços de atendimento na área da Psicologia e do Serviço Social, além de grupos de apoio. Os benefícios são concedidos aos usuários e familiares de acordo com a avaliação da equipe de assistentes sociais. Tem ainda brechó, Reiki oficina de artesanato e reuniões informativas para usuários e familiares.
A Casa de Apoio com capacidade para 20 pessoas entre usuário e acompanhante, e funciona como as demais: cinco dias por semana, com direito a quatro refeições diárias gratuitas, além de transporte sem custo da Unidade aos locais de tratamento. Localizada em região de forte densidade demográfica, a Unidade Passo Fundo da Aapecan tem uma das maiores áreas de abrangência do Estado: atende 95 Municípios – 62 da região de Passo Fundo e 33 de Erechim e entorno.
Ouça a entrevista do comunicador João Altair com o coordenador da AAPECAN - Unidade Passo Fundo, Guilherme Guido: