Aplicação das tecnologias 5G, 6G e Wi-Fi6 estão entre novidades apresentadas pela Futurecom, que também levou aos participantes experiências em Metaverso e Realidade Estendida
Passo Fundo foi representada em São Paulo, durante a maior feira de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina, a Futurecom 2022, com a participação do Grupo RazaoInfo Internet, empresa especializada em internet por fibra óptica e que já está presente em mais de cem municípios do Rio Grande do Sul.
O encontro é a plataforma de negócios que impulsiona as novas tecnologias e telecomunicações, apresentando soluções para empresas da área de tecnologia do Brasil e da América Latina, por meio de conexões de comunidades, relacionamentos e conteúdo em todos os ambientes: digital, físico e simultaneamente. “É fundamental estar conectado neste ecossistema para tratar sobre as tendências mundiais. A partir disso, podemos entender novos processos e, assim, melhorarmos neste mercado, para que nossos clientes sempre tenham a melhor conectividade e segurança, sejam empresas e os lares que atendemos, com conexão de verdade”, avalia o CEO do Grupo RazaoInfo, Cristiano Dutra Borges.
“Na Futurecom, foi possível conhecer robôs, dispositivos de Internet das Coisas e aplicações, inclusive de Metaverso e de Realidade Estendida, que puderam demonstrar de maneira prática os benefícios que a quinta geração de Internet Móvel pode proporcionar para os negócios e para toda a sociedade”, complementou o sócio-fundador da RazaoInfo, Patrik Blauth.
Entre as novidades e aplicações encontradas na feira, os destaques estão na área médica, onde foram demonstrados kits tecnológicos com câmeras para permitir o treinamento de médicos para cirurgias assistidas a distância. No segmento de educação, foram apresentados óculos virtuais, Metaverso e Realidade Estendida para tornar única a experiência educacional. Enquanto um Robô Conectado também mostrou como podem ocorrer teleoperações em tempo real.
Empresas também apresentaram a criação de redes 5G privativas, onde um equipamento é utilizado como uma espécie de mini operadora capaz de criar uma rede móvel particular dentro de uma propriedade. A expectativa da implementação da tecnologia Wi-Fi6 e da 6G, em 2030, também esteve no palco dos debates.
Entre os grandes players do setor que estiveram presentes na Futurecom, a IBM abordou como as tecnologias disruptivas serão fundamentais para entregar as novas capacidades e soluções do 5G, que aterrissa no mercado brasileiro já transformando diversos segmentos econômicos.
“Tivemos contato com tecnologias como nuvem híbrida, IA, big data e analytics, segurança, realidade aumentada e robotização que se referem à transformação digital no setor de telecomunicações e muitos outros, direta e indiretamente. Agora, trazemos este conhecimento de volta à nossa cidade sede para entregar novas soluções aos nossos clientes”, complementou Blauth.