BSBIOS assina Termo de Cooperação para capacitação de fornecedores do Programa 2SC por meio do Sistema S

Compartilhe
Na quinta-feira, 24 de novembro, o presidente da BSBIOS, Erasmo Battistella, recebeu o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul  (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Airton Moraes e o gerente de operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Leandro Pinno para a assinatura do Termo de Cooperação para capacitação de fornecedores do Programa Crédito de Fornecedor Sustentável 2SC por meio do Sistema S.

O Sistema S é um conjunto de organizações e entidades voltadas para a capacitação profissional, assistência social, consultoria pesquisa e assistência técnica, e, através dele, o SEBRAE e o SENAI irão contribuir para o conhecimento técnico visando o desenvolvimento da cadeia de fornecimento da BSBIOS, que faz parte do Programa 2SC.

O 2SC é uma iniciativa alinhada com os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), e tem como objetivo aumentar a qualidade e promover o desempenho permanente da cadeia de suprimentos, visando mitigar riscos e obter ecoeficiência, dessa forma, garantindo a participação das empresas no mercado de combustíveis sustentáveis através de certificações.

A capacitação prevê a sensibilização e qualificação avançada, como consultorias específicas para elaboração de inventário de carbono, plano de redução de emissões de gases de efeito estufa, entre outros. Este plano será implementado e disponibilizado a partir de 2023 para os fornecedores que já assinaram o termo de adesão ao Programa 2SC.

O desenvolvimento será feito de acordo com o desempenho dos fornecedores, conforme grau de maturidade ESG, além do desempenho em relação ao atendimento dos requisitos e certificações sustentáveis como  RenovaBio, ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), EPA (Environmental Protection Agency) e CARB (California Air Resources Board).

Para Battistella, essa é uma parceria que vem ao encontro do planejamento estratégico da Companhia, com o objetivo de se tornar carbono neutro. “É uma alegria poder firmar essa parceria, certamente será muito produtiva. A iniciativa integra os objetivos do nosso planejamento estratégico e os pilares da nossa jornada ESG, sem dúvida, é um reforço na nossa caminhada pela construção de um mundo mais verde e sustentável”.

Pinno destaca que a parceria é mais uma forma de promover a capacitação. “O SENAI tem como compromisso a construção do desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável, realizando parcerias para fornecer programas de educação profissional, dessa forma, para nós é gratificante poder fazer parte desta iniciativa, atuando com o propósito do SENAI e contribuindo com o meio ambiente”, analisou.

Já Moraes define que o SEBRAE “atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e da economia por meio de soluções que visam atender a demanda do empreendedor ou mesmo das pequenas empresas que buscam um redirecionamento no mercado. Nesse sentido, essa parceria objetiva o fortalecimento da capacitação de empresas que desejam estar em consonância com as diretrizes do Programa 2SC”.

Petry salienta que a FIERGS atua há oito décadas com o propósito de desenvolver o setor fabril. “É uma satisfação fazer parte desta iniciativa. Quando firmamos estas parcerias, temos certeza da consolidação dos negócios, da capacitação profissional e de estarmos presentes na atuação pelo desenvolvimento sustentável”, afirmou.

 

Foto: Divulgação BSBIOS

Leia Também Seca assola as lavouras da região Tudo pronto para o início do Show Rural Coopavel Associação Mãos Unidas arrecada recursos para ajudar catadores de materiais recicláveis de Passo Fundo Morre jornalista Glória Maria aos 73 anos