Dezembro Laranja: exames dermatológicos gratuitos serão realizados em Passo Fundo

Compartilhe
Ação faz parte da Campanha do Dezembro Laranja de Prevenção ao Câncer de Pele

No próximo sábado (3/12), o Hospital São Vicente de Paulo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a 6ª Coordenadoria Regional da Saúde e as Ligas de Dermatologia das Faculdades de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, da Universidade de Passo Fundo e da Atitus Educação realizam uma ação de prevenção ao câncer de pele. O evento acontece no Ambulatório de Especialidades HSVP/UFFS, das 8h às 15h, com a distribuição de fichas para exames dermatológicos de verificação de lesões suspeitas.

Os exames são oferecidos, de forma gratuita, para 150 pessoas que serão atendidas por ordem de chegada. A médica Juliana Mazzoleni Stramari, chefe da Residência de Dermatologia do HSVP/UFFS, explica que a ação faz parte da Campanha Dezembro Laranja de Prevenção ao Câncer de Pele. “Faremos uma análise de toda a pele do paciente em busca de sinais anormais, como lesões, manchas e feridas. Não haverá nenhum tratamento no local, mas as pessoas identificadas com risco para a doença serão encaminhadas, com urgência, para consultas com os especialistas da área via Secretaria da Saúde.”

Qualquer pessoa com alguma lesão suspeita ou que precise de uma revisão da pele pode participar da ação. A especialista em dermatologia disse que a prioridade é difundir a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. “A população precisa utilizar, diariamente, o protetor solar. Não apenas quando vai à praia ou à piscina. O ideal é passar e reaplicar o filtro com proteção acima de 30, além de evitar os horários de maior incidência de raios solares, das 10h às 16h. Desta forma, estará se protegendo da doença”. 

Câncer de pele 
A cada ano, cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele são registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Isso representa 33% de todos os diagnósticos de câncer do país. A doença, causada pelo crescimento anormal das células que compõem a pele, é dividida em três tipos: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, considerado o tipo mais agressivo.

Os principais fatores de risco são de pessoas com pele, cabelos e olhos claros, com mais de 40 anos, histórico familiar de câncer de pele, com queimaduras solares, muitas pintas e que têm exposição solar excessiva, como agricultores e trabalhadores da construção civil. Já o tratamento mais recorrente é a remoção cirúrgica, mas quando a doença é detectada precocemente são altas as chances de cura.

Serviço

Exame Dermatológico Gratuito

Data: 3 de dezembro de 2022

Horários: 8h (entrega de fichas) das 9h às 15h (atendimentos)

Local: Ambulatório de Especialidades HSVP/UFFS - Rua Teixeira Soares, 647

Informações: (54) 2103 4129

*Serão distribuídas 150 fichas e os atendimentos vão ocorrer por ordem de chegada

Texto: Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP Passo Fundo


Leia Também Dia Mundial de Combate ao Câncer: Serviço de Radioterapia do HSVP é referência no interior do RS Dia Mundial de Luta contra o Câncer: o farmacêutico como aliado na prevenção e combate à doença Serviço de Hemoterapia do HSVP precisa de doadores Rh negativo HSVP reinaugura Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica