Desfile marca Semana da Consciência Negra em Passo Fundo

Compartilhe

A Semana da Consciência Negra de Passo Fundo chegou ao seu final no Passo Fundo Shopping nessa quarta-feira (30) com mais ações que convidam toda a sociedade a refletir e aprender em conjunto.
Para celebrar a iniciativa, o shopping recebeu o primeiro Desfile Afro do município às 19h, na Livraria Delta. Com estímulo ao respeito pelos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, o evento contou com participação do grupo Alforria e ritmo de tambores. O tema da campanha da Semana da Consciência Negra neste ano é "Respeito, solidariedade e orgulho de ser negro", e a programação segue até dia 30.
 
O desfile fez parte de uma série de atividades que têm sido promovidas pela Coordenadoria da Igualdade Racial, da Prefeitura de Passo Fundo, que neste ano conta com o apoio do Passo Fundo Shopping para promover o desfile que irá valorizar ainda mais a história, a beleza e as raízes negras. Segundo Giovanesa Menezes, responsável pela Coordenadoria, o evento destaca o respeito às diferenças e o combate ao racismo. “Ainda temos muitos relatos de discriminação e perseguição em alguns espaços, então, dessa forma, reforçamos a importância de mostrar que também podemos ocupar esses ambientes”, complementa. 
 
O público poderá conferir a diversidade e beleza da cultura afro através da participação de modelos negros em um desfile diferenciado, que contará com canções que ressaltam a identidade negra, interpretadas pelo Grupo Alforria. Um dos destaques será a participação de modelos senegaleses e haitianos, que apresentarão roupas originais e que representam a história da moda desses países. 

Leia Também Kizomba: carnavalescos confirmam data de 25 de março para apresentações em Passo Fundo Governo Federal desbloqueia quase R$ 1 bilhão da Lei Rouanet Carnaval Popular será realizado no Parque da Gare Carnaval pode se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Passo Fundo