A ideia surgiu através da artesã Aline Vinil, que desenvolveu o projeto “Nós por nós” com um grupo de amigas
Uma realidade que muitos desconhecem, mas presente em diversas regiões do país, é a pobreza menstrual. Desde de 2014, a Organização Mundial da Saúde (ONU) considera a higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como saúde pública e de direitos humanos, porém a realidade está longe de ser o ideal.
O estudo desenvolvido pelo UNFPA e UNICEF mostra que 713 mil pessoas que menstruam vivem sem acesso a banheiros em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, dados esses do Brasil. Com base nisso, a artesã Aline Vinil, junto com amigas, desenvolveram o projeto “Nós por nós” e confirmaram todos esses dados após uma reportagem que viram na televisão.
Aline há anos produz absorventes ecológicos (de pano) e, por conta disso, o assunto menstruação já estava bem inserido nas rodas de conversa, mas precisavam de algo mais amplo, pois algumas meninas e mulheres na maioria das vezes não possuem acesso a água encanada e saneamento básico.
Em nove edições realizadas até o momento, foram arrecadados absorventes descartáveis para a ala feminina do Presídio de Passo Fundo, Leão XVII, o grupo “amigos da rua”, mulheres catadoras de materiais recicláveis e ocupações de vários bairros da cidade. Conforme Aline, buscam alternar as doações, pois são muitas pessoas que necessitam. Até agosto de 2022 já foram arrecadadas 26.368 unidades de absorventes.
A décima ação é a última de 2022, que será destinada à Ong
Amor de Passo Fundo. A atividade
atingirá mais 70 adolescentes e suas famílias. O prazo é até 12/12/22. Qualquer
valor a partir de R$ 2,00 é bem-vindo, afirmou a organizadora. A chave
pix/email é alinevinil.galvao@gmail.com Para quem quiser colaborar e saber mais, é só acessar meu instagram:
@ecoabsorventes.