Campanha que arrecada absorvente descartável para pessoas em situação de vulnerabilidade é realizada em Passo Fundo

Compartilhe

A ideia surgiu através da artesã Aline Vinil, que desenvolveu o projeto “Nós por nós” com um grupo de amigas

Uma realidade que muitos desconhecem, mas presente em diversas regiões do país, é a pobreza menstrual. Desde de 2014, a Organização Mundial da Saúde (ONU) considera a higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como saúde pública e de direitos humanos, porém a realidade está longe de ser o ideal.

O estudo desenvolvido pelo UNFPA e UNICEF mostra que 713 mil pessoas que menstruam vivem sem acesso a banheiros em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, dados esses do Brasil. Com base nisso, a artesã Aline Vinil, junto com amigas, desenvolveram o projeto “Nós por nós” e confirmaram todos esses dados após uma reportagem que viram na televisão.

Aline há anos produz absorventes ecológicos (de pano) e, por conta disso, o assunto menstruação já estava bem inserido nas rodas de conversa, mas precisavam de algo mais amplo, pois algumas meninas e mulheres na maioria das vezes não possuem acesso a água encanada e saneamento básico.

Em nove edições realizadas até o momento, foram arrecadados absorventes descartáveis para a ala feminina do Presídio de Passo Fundo, Leão XVII, o grupo “amigos da rua”, mulheres catadoras de materiais recicláveis e ocupações de vários bairros da cidade. Conforme Aline, buscam alternar as doações, pois são muitas pessoas que necessitam. Até agosto de 2022 já foram arrecadadas 26.368 unidades de absorventes.


A décima ação é a última de 2022, que será destinada à Ong Amor de Passo Fundo.  A atividade atingirá mais 70 adolescentes e suas famílias. O prazo é até 12/12/22. Qualquer valor a partir de R$ 2,00 é bem-vindo, afirmou a organizadora. A chave pix/email é alinevinil.galvao@gmail.com  Para quem quiser colaborar e saber mais, é só acessar meu instagram: @ecoabsorventes.


Leia Também LIESPF presente na escolha da corte do Carnaval de Cruz Alta Moraes nega suspensão da posse de 11 deputados acusados de incitar ataques no DF Roberto Jefferson seguirá preso, decide Justiça HSVP faz parte do Programa de Stewardship de Antimicrobianos do Hospital Pequeno Príncipe