As Festas de Final de Ano e os Traumas

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe
As Festas de Final de Ano trazem um cenário de alegria e felicidade à grande maioria das pessoas, mas infelizmente também temos dados de pessoas com sofrimento nessa época do ano.

As Festas de Natal e Ano Novo trazem à tona experiências vividas ao longo da nossa existência, que podem ser muito positivas, ou, por vezes, traumáticas. Situações de abandono e rejeição marcam profundamente as relações humanas, inclusive com as Festas de Final de Ano.

O trauma é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória e no conceito de identidade de uma pessoa. Muitas vezes a percepção sobre o fato pode ter sido diferente da realidade, seja supervalorizando uma cena, uma fala, um contexto. A psicoterapia pode auxiliar na ressignificação de tais experiência, contribuindo na elaboração de tais percepções.

Se você sofre com experiências traumáticas das Festas de Final de Ano busque ajuda profissional. Nem sempre temos a resposta para todas as perguntas, por que a vida é dinâmica e nos surpreende, mas com o olhar de um profissional, podemos ter um suporte mais adequado nos momentos de sofrimento.

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

Leia Também Bem-aventurados os mansos Coragem A Vida e Suas Oportunidades Segui-me