A diferença entre a ditadura e a democracia

Postado por: Dilerman Zanchet

Compartilhe


 

Não precisamos fazer muito esforço para buscar conceitos, atualmente. Mas dar um click e você fica sabendo mais que o dicionário.

 

Outrora, pedíamos aos colegas para que alcançassem o Aurélio, buscando sinônimos ou definições para esta ou aquela palavra. Hoje um “click no Google”, ou um “google” e você escolha a definição que mais lhe aprouver.

Fui pelo mais fácil: no Google, a “Ditadura é um regime governamental no qual todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime antidemocrático no qual não existe a participação da população. ”

“Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. ”, conforme a mesma fonte.

E aqui, vivemos em qual dos regimes?

Pergunto pelo fato de que estamos à mercê do primeiro, nunca vivemos plenamente o segundo e, depois da proliferação das redes sociais e com o crescente poder do Supremo e de seus czares, viveremos dias terríveis, a contar dos últimos dois meses, talvez um pouco mais.

O novo presidente é diplomado. As ruas estão recebendo a cada dia, mais manifestantes contrários à eleição, ou especificamente, à forma como foi conduzida. As provas dos erros foram apresentadas e sequer o “supremão” se dedicou a ler, e responder aos signatários.

Diariamente espalham-se notícias nas redes sociais, muitas fake, é verdade, apontando erros crassos da eleição. E tem pessoa séria dizendo que votou nesse e que na urna apareceu a totalização de votos daquele.

E esperar o quê?

A dita democracia, ampla e propalada até pelo MTG, apontou que patrões e patroas, na eleição do início do mês, foram pressionados por candidatos e coordenadores para votarem na chapa tal, a fim de não perder as benesses que o poder oferece. Isso não surpreende.... Mas aconteceu, infelizmente.

Pressão, ameaças e outros tipos de ilícitos regeram mais essa eleição. E os diplomados gozarão do poder, em detrimento de propostas, com normas, normativas e decretos.

Quanto à ditadura, demonstra-se desnecessário desenvolver muitos parágrafos. Basta ler ou conversar com cubanos, soviéticos, cambojanos, norte coreanos ou mesmo venezuelanos. Esses podem contar com muito mais propriedade o que é um Estado onde tudo é de todos. Inclusive e só a miséria é dividida. Mas os poderosos comem caviar.

E nem precisam bancar diárias de R$ 6,505 em hotel de Brasília.

Democracia ou ditadura?


Leia Também Viver à altura do Evangelho A Palavra de Deus O menino e as uvas Ciência: aprender com o passado e olhar para o futuro