A 21ª Expoagro Afubra iniciou nesta terça-feira (21) e seguirá até sexta-feira (24) em Rio Pardo (RS).
Em entrevista ao repórter Cristian Queiroz, da Rádio Planalto News, o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Giovani Feltes falou sobre a importância da feira.
À frente de uma das principais pastas do Estado, Feltes marca presença em mais um evento do setor e reforça que são milhares de famílias que dependem da cultura do tabaco.
Segundo o secretário, é uma cultura que precisa ser protegida, na medida em que ''tem componentes sociais extraordinários, componente econômico fantástico e é extremamente representativa no tesouro do Estado e na balança comercial brasileira''.
O secretário também falou sobre mecanismos para dificultar a entrada de cigarros contrabandeados no país, já que eles abastecem um grande percentual do mercado brasileiro com produtos de procedência duvidosa. Também falou à Planalto que espera a liberação por parte da Anvisa, o mais rapidamente para uso de tabaco em cigarros eletrônicos: “não dá para desamparar regiões tão importantes, cidades tão fundamentais e milhares de pessoas que fazem da sua vida exatamente essa cultura, da sua subsistência e do seu futuro’’, justificou.
Irrigação
Um assunto muito mencionado nos últimos eventos do setor da agricultura, a irrigação integra pautas importantes da secretaria, segundo Feltes.
Junto com outras pastas, parcerias com partes financeiras do Estado e sob a liderança do governo, busca-se construir um grande projeto de irrigação no Rio Grande do Sul.
A intenção é que nos próximos períodos de estiagem, investimentos evitem grandes perdas ao agricultor gaúcho.
Ouça a entrevista: