A civilização tem avançado em diversas perspectivas. Apesar disso ainda sofremos muito com a falta de empatia que pode ser entendida como a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e respeitarmos/acolhermos seus sentimentos.
Quem nunca se deparou com pessoas que ao comentarmos do nosso sofrimento apresentam queixas de dores ainda maiores? Algumas pessoas nem acolhem aquilo que estamos dizendo e já colocam seus sofrimentos como maiores e mais difíceis? Isso, além de falta de educação, pode ser considerado como falta de empatia.
A vida é repleta de desafios. Os enfrentamos da melhor forma que conseguimos. Muitas vezes o peso das dificuldades nos faz buscarmos apoio no outro. Ouvirmos e acolhermos a dor do outro, sem colocarmos nossa dor com ainda maior do que aquela que está sendo compartilhada, também é empatia.
A empatia é uma habilidade socioemocional que precisa ser constantemente cultivada e trabalhada em nós. Disso depende nossa caminhada enquanto civilização e enquanto seres humanos. Sejamos mais empáticos e colheremos os frutos de uma sociedade melhor e mais desenvolvida.
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.