Maio Amarelo: “no trânsito, escolha a vida”

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe
O mês de maio é marcado pela campanha do “Maio Amarelo” que busca conscientizar sobre a importância de termos/fazermos um trânsito mais seguro e responsável.

Quem anda pelas ruas e estrados no nosso país percebe que cada vez mais encontramos pessoas imprudentes e irresponsáveis no trânsito: ultrapassagens em locais proibidos, em curvas, velocidades excessivas, entre outras infrações capazes de trazer riscos aos condutores.

No último ano tivemos um acréscimo de 0,2% no número de ocorrências de infrações no trânsito do nosso país, e de mortes na faixa de 0,7%. Os dados sobre mortes no trânsito apontam uma redução de praticamente 30% na última década. As campanhas de conscientização ajudam a melhorar as estatísticas e tornam nosso trânsito um espaço mais seguro, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.

As condições de nossas estradas também merecem uma atenção especial, temos estradas praticamente intransitáveis. Repletas de buracos, sem acostamentos, com sinalização precária ou ausente, aumentam ainda mais os riscos para os condutores. As obras de reparo, quando existentes, são realizadas com material de baixa qualidade não gerando um efeito durador.

Cada vez mais a sociedade tem discutido estratégias para um trânsito mais seguro. As Escolas têm desempenhado um papel muito importante nesse processo. O Código de Trânsito Brasileiro é um dos mais modernos do mundo, mas ainda precisa ser interiorizado e vivenciado pelas pessoas.

Que possamos olhar para o trânsito como um espaço de convivência sadia e harmoniosa. Vamos respeitas nossas leis de trânsito e cuidar nossa vida e das pessoas que também transitam em nossas ruas, avenidas e estradas. A conscientização e o cuidado de todos é importante. Conforme a frase que nos motiva à Campanha Maio Amarelo 2023: “No trânsito, escolha a vida”.

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

Leia Também Deus Pai e Filho e Espírito Santo Valorizar o brilho Da miséria ao dano ambiental Síndrome do Impostor