Câmara aprova projeto que propõe alteração na lei de proibição de consumo de bebida alcoólica em locais públicos

 06/06/2023 - 07:30hrs
Compartilhe

A primeira Sessão Plenária da semana, nessa segunda-feira (05) reuniu inúmeras proposições e projetos de interesse da comunidade local, que foram amplamente discutidos pelos vereadores de Passo Fundo. Na agenda legislativa, 13 proposições, entre Indicações e Pedidos de Providências, sugerindo melhorias para problemas identificados nas diversas áreas sob a responsabilidade de Poder Executivo, como saúde e educação, além de obras como pavimentação, conserto de bocas de lobo, sinalização no trânsito, podas de árvores na via pública, entre outros.

Na Pauta, sete projetos entraram em primeira e segunda discussão, para, posteriormente serem encaminhados às Comissões Permanentes para suas análises e pareceres.

Na Ordem do Dia, quatro Projetos de Lei (PL) foram votados e aprovados.

O primeiro, o substitutivo ao PL nº 3/2023, de autoria do vereador Michel Oliveira (PSB), que altera a redação do § 1º, do artigo 1º da Lei nº 5.240, de 10 de janeiro de 2017. O projeto recebeu 10 votos favoráveis e 10 contrários, tendo sido desempatado com o voto favorável do presidente do Legislativo, vereador Alberi Grando (MDB).

A matéria propôs alterações na redação da referida Lei Municipal, que trata da proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos no município. O texto especifica a inclusão do passeio público, de forma textual, na exceção à proibição do consumo de bebidas alcoólicas na região de domínio dos bares, quiosques, lanchonetes, restaurantes, e casas de eventos, compreendendo as áreas de atendimento destes estabelecimentos. O autor do projeto, vereador Michel, ocupou espaço na Tribuna para defender a proposta, lembrando que se trata apenas de uma adequação a legislação, considerando a existência de outra Lei Municipal, de nº 3051/1995, que autoriza a utilização dos passeios públicos na cidade de Passo Fundo, para ocupação com mesas e cadeiras, pelos bares, restaurantes e similares, localizados nas Zonas Comerciais, para o exercício de suas atividades. “Há um conflito de legislação, quando uma lei permite a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas e outra que proíbe o consumo de bebidas nesses locais, então, buscamos fazer um ajuste, para que os comerciantes que possuem autorização de utilizar o passeio público para colocação de mesas e cadeiras não sejam prejudicados, minimizando as injustiças que estão acontecendo”.

Os vereadores aprovaram o PL nº 61/2023, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a concessão de uso ao Kart Clube de Passo Fundo. Desta forma, fica renovada a concessão de uso do bem imóvel público, que já havia sido dada através de lei de 1980. Considerando que a entidade cumpriu com os fins específicos previstos na legislação, ampliando as instalações do Kartódromo e permitindo a realização de atividades sociais de lazer e esporte, o Poder Executivo propôs a renovação, permitindo a manutenção das atividades, o que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. O Kartódromo está localizado no Complexo Turístico da Roselândia.

Também foi aprovado o PL nº 62/2023, de autoria do Executivo, revogando Lei municipal que autoriza a concessão de incentivos econômicos e fiscais à empresa Zalan Distribuidora Ltda. Com a revogação, o Legislativo autoriza o Executivo a reverter o imóvel em questão ao patrimônio do Município, “em virtude da inexecução da finalidade preceituada no artigo 5º da Lei Municipal nº 4.835, de 6 de dezembro de 2011, que estipulou prazo de seis meses para início das obras e de dois anos para conclusão do projeto de implantação da empresa, conforme vistoria in loco realizada por Agente Fiscal Urbano. Ademais, a empresa na qual fora concedido o incentivo e o imóvel, resta baixada conforme consta consulta a situação cadastral da Receita Federal do Brasil”, afirma a justificativa do projeto.

Por fim, os parlamentares aprovaram o PL nº 73/2023, também de autoria do Executivo, que desafeta imóvel público de sua destinação inicial, para fins de construção de uma Unidade Básica de Saúde no loteamento São Cristóvão II. O texto faz menção a Constituição Federal que diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, um direito social, cabendo ao Ente Público efetivar o presente direito, através de políticas públicas. Nesse sentido, justifica o projeto, a proposta visa efetivar este direito social, bem como potencializar os princípios e diretrizes da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a aprovação da matéria, fica o Executivo autorizado a desafetar 15% da área verde localizada no Loteamento São Cristóvão II, para construção da Unidade Básica de Saúde que beneficiará esta importante região da cidade.

Foto: Comunicação Digital/CMPF

Leia Também Obras de pavimentação asfáltica continuam em Passo Fundo Confira os candidatos ao Conselho Tutelar em Passo Fundo Passo Fundo Shopping participa da Silver Week com desconto no cinema e Blitz da Saúde Feira do Livro 2023 é lançada oficialmente em Passo Fundo