Nessa semana iniciamos a estação do inverno, a mais fria e rigorosa do ano. Muitas campanhas são realizadas de arrecadação de agasalhos, muitos albergues estão preparados para receber as populações em situação de vulnerabilidade social. Nossa mente também precisa de cuidados especiais em tempos de frios rigorosos.
O inverno no nosso Estado costuma ser rigoroso. Na prática do consultório, tenho observado a influência climática na vida das pessoas e na saúde mental. No inverno há uma tendência natural das pessoas ficarem mais reclusas, resguardadas em suas residências. As interações sociais tendem a diminuir ou serem abreviadas. Como seres sociais precisamos dos outros, por isso precisamos ter um cuidado especial para evitarmos o isolamento e os processos depressivos
Durante o inverno é preciso estarmos atentos às mudanças de humor e aos processos ansiogênicos. Os transtornos de humor têm no inverno um prato cheio. Por isso, precisamos de um cuidado especial, tendo em vista passarmos por essa estação de forma saudável.
A saúde mental requer cuidados, assim como a saúde física. Não devemos nos descuidar dos cuidados básicos e de uma boa higiene mental. Se você está em sofrimento procure ajuda profissional. Se não consegue fazer isso, ao menos comunique algum familiar e peça ajuda. Você merece viver e ser feliz, inclusive nos rigores do inverno.
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.