O medo é uma experiência da vida humana. Umas das emoções mais fortes que acomete os seres humanos. Muitas pessoas têm perguntado: Quando devo me preocupar com o medo?
O medo e a ansiedade são normais do ponto de vista psíquico. Eliminá-los da vida humana, seria muito perigoso inclusive. O medo nos tira de muitas situações adversas e arriscadas. Mas algumas manifestações de medo precisam ser consideradas de forma mais apropriada, especialmente quando ele nos paralisa e gera o sentimento de incapacidade de avançarmos. O sinal de alerta emitido pelo medo é uma forma de nos proteger diante de algum perigo, mas quando isso é muito incongruente com a realidade, pode haver uma distorção na percepção.
Quem nunca sentiu o frio na barriga antes de uma experiência radical? Quem nunca teve medo diante do desconhecido? O medo nos preserva, mas precisamos tomar cuidado quando ele tenta nos paralisar. Os medos evocam, experiências traumáticas, que podem ter sido bloqueadas na nossa mente.
Se você se sente paralisado pelo medo, incapaz de tomar uma atitude frente ao estímulo estressor, procure ajuda profissional. Tenha uma vida liberta dos medos paralisantes e busque ser ainda mais feliz. Você merece. Boa semana.
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.