No dia 14 de julho comemoramos o Dia da Liberdade de Pensamento. Eis um direito fundamental expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas você já parou para pensar sobre a importância da liberdade na sua vida?
As escolhas mais simples do cotidiano demandam atos de liberdade. O pensamento é apenas uma expressão da liberdade, entre tantas outras. Essa liberdade de pensamento comemoramos nessa semana.
A liberdade de pensamento se relaciona com a formação ética, moral, cultural, intelectual, jurídica, religiosa e filosófica de cada ser humano. Nossas convicções baseiam o nosso modo de agir e de nos relacionarmos em sociedade. A liberdade de pensamento é a base da construção da democracia. Sem liberdade de pensamento, a democracia não se sustenta.
O desejo de liberdade é inerente ao ser humano. Obviamente, pressupõe o direito dos demais indivíduos em sociedade, aceitando e convivendo com as diferenças. A liberdade de pensamento precisa ser comemorada todos os dias, através de ações concretas que busquem garanti-la.
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.