Projeto cultural “Média-metragem: Terra à Vista! Uma aventura pirata” enfatiza tema da sustentabilidade

A iniciativa dispõe de obra cinematográfica, revistas e jogos eletrônicos para os públicos infantil e juvenil

 10/08/2023 - 09:33hrs
Compartilhe
Foto: Divulgação   Foto: Divulgação 
Com o intuito de conscientizar o público sobre a importância de cuidar do meio ambiente surgiu o projeto cultural “Média-metragem: Terra à Vista! Uma aventura pirata”. A história dos irmãos Matheus, Manuela e Miguel que antes era contada nos palcos escolares agora
poderá ser conhecida através das telas.

A narrativa se baseia na decisão de vender ou não a casa herdada de seus avós. Porém, o que os irmãos não sabem é que tudo não passa de um grande plano do advogado. Antes de decidirem, resolvem visitar o local. No sótão, encontram um mapa do tesouro da época de sua infância, logo a imaginação toma conta e os três irmãos relembram suas aventuras piratas.

Conforme esclarece o diretor Leo Roat, o filme, que leva o mesmo nome do projeto, foi pensado como uma forma de dar continuidade ao espetáculo teatral “Lixo à Vista: Uma Aventura Pirata!” que circulou em diversas cidades do Estado entre 2015 e 2018.

"O Média-metragem tem como proposta o entretenimento, especialmente por ser destinado aos públicos infantil e juvenil. O humor é uma ferramenta muito poderosa para tratar assuntos importantes como o meio ambiente e a sustentabilidade, então toda a estética, direção de arte e personagens foram pensados a partir disso”, enfatiza Roat.

Filmado em Santa Maria, a obra cinematográfica conta com a participação de três atores da Companhia Armazém: Ricardo Paim, Tiago Teles e Patricia Garcia. No papel do advogado está o ator Rafa Sieg. O roteiro é de Camila Vermelho e Leo Roat.

Segundo Patrícia Garcia, gravar o filme foi uma experiência nova que ela e os atores aguardavam há muito tempo. “Tínhamos muita ansiedade com relação a como seriam as gravações e o resultado. Após tantas apresentações, ver ele indo para as telas era um outro passo, como se estivéssemos tornando real tudo o que vivemos nos palcos”, destaca.

Além do média-metragem, o projeto dispõe de duas revistas que enfatizam a importância de cuidar do meio ambiente. Somado a isso, os estudantes têm acesso a 20 jogos eletrônicos que abordam os 4 R’s da sustentabilidade. Todos os conteúdos podem ser acessados pelo site da d.marin na aba “materiais” (www.dmarin.com.br/materiais/media-metragem-terra-a-vista-uma-aventura-pirata).

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto possui patrocínio da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) e o planejamento cultural da d.marin. A produção é da Toar Produções, Finish, Companhia Armazém, Cultura e Entretenimento.

Leia Também Estudo aponta que latinos são aqueles que mais consomem mídia digital no mundo Paróquia Santo Antônio recebe Concerto de Encerramento do Ano MAVRS promove “uma noite no museu” Ana Castela lidera entre as músicas mais tocadas em 2023 no país