Há alguns meses, em um bate papo quase informal aqui na Rádio Planalto, o colega Célio Jr., aventureiro desde criança, perguntou-se o que poderíamos fazer para divulgar ainda mais a tradição, a cultura do Rio Grande do Sul, através do país.
Pensei, refleti, e sugeri um trabalho de mídia forte, com apoio governamental, com a participação de artistas, de pessoas ligadas à música, aos usos e costumes do gaúcho.
Na ocasião, entra na sala outro colega: Álvaro Almeida. E foi enfático: o rádio é a melhor saída para o que se está comentando.
Fomos, ao longo de dias e meses, colhendo dados, trocando ideias. A Direção estava ciente de que poderia vir boa coisa dali. E a colega Paula Gomes, pela sua função e conhecimento, integrou-se ao grupo. E começamos a elaborar um projeto, que tivesse veia educacional, cultural, e que buscasse a integração do gaúcho com os seus antepassados e descendentes, focando a região oeste brasileira, celeiro da nação, até a metade do país. Já no desenvolvimento, somou-se ao grupo o colega Cristian Queiroz.
Desenvolvemos e demos nome: DO RIO GRANDE AO PANTANAL, A DIFUSÃO DA CULTUR GAÚCHA. Esquematizamos em três painéis: CULTURA E TRADIÇÃO, TEIXEIRINHA, O CANTADOR DO RIO GRANDE e O RÁDIO E SUA IMPORTÂNCIA COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO. Buscamos padrinhos (Os Monarcas, João Luiz Correa e Grupo Campeirismo e Grupo Manotaço). Criamos e executamos planos comerciais, para a sustentação econômica de tudo isso.
Na elaboração, pensamos, aprovamos e ousaremos: Vamos de motohome, do Rio Grande ao Pantanal. Serão dois: um maior, com maior capacidade de carga, e outro menos, uma van, que nos dará suporte mais rápido, mas também com conforto. Imagine você, viajar por 33 dias, parar em campings, em praças, em postos de paragem, sem o mínimo de conforto. O passo acertado foi a parceria com a ANCORADOS POR AÍ, uma das maiores empresas de locação de motohome do Estado. O Ênio acreditou no projeto e foi parceiro desde o início, antes de elaborarmos e definirmos o trajeto.
Você, que está lendo esse artigo até aqui, pode imaginar e pensar: E o que é que isso vai me trazer de benefício: Eu explico: Conhecimento. O homem, desde que dá seus primeiros passos, busca conhecimento, precisa disso para desenvolver. E isso nossa equipe estará trazendo. Vamos levar conhecimento e trazer conhecimento. E, dizem, viajar é preciso.
Não esquecerei das empresas e pessoas que nos apoiam financeiramente. São os patrocinadores de um projeto ousado e que dará muita alegria e fará muitos mato-grossenses, paranaenses, catarinenses e goianos a refletirem sobre seus pais, avós, tios e tias, gaúchos que deixaram o Rio Grande, mas que o Rio Grande não os deixou. E é com essa finalidade, também, que vamos DO RIO GRANDE AO PANTANAL, na busca pela DIFUSÃO DA CULTURA GAÚCHA.
Sairemos dia 17 de setembro, com retorno previsto para o dia 23 de outubro. Nos acompanhe pelas rádios Planalto (92.1 e 105.9) e pelas redes sociais. Você vai se emocionar com o que nós, certamente, estaremos vivenciando e também nos emocionando.