Concurso de Árvores Gigantes premia vencedores na região do Planalto Médio

Postado por: Kleiton Vasconcellos


 21/09/2023 - 11:34hrs
Compartilhe
Fotos: Kleiton Vasconcellos / Rádio Planalto News   Fotos: Kleiton Vasconcellos / Rádio Planalto News 

Desde o mês de junho, o Laboratório de Manejo da Vida Silvestre da Universidade de Passo Fundo vem mapeando os maiores exemplares de Araucárias do Planalto Médio. Para tanto, organizou o Concurso de Árvores Gigantes. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (21).

Ao todo, a comissão organizadora recebeu 25 inscrições de municípios como Passo Fundo, Carazinho, Mato Castelhano, Coqueiros do Sul e Tapera. Conforme o coordenador Jaime Martinez, os números foram acima da expectativa e ele ainda explicou que o concurso levava em conta a circunferência de cada árvore.

As seis maiores árvores tinham circunferência superior a 4,25m. E os três maiores exemplares estavam em uma mesma propriedade: a Fazenda Coqueiros, localizada em Coqueiros do Sul. A campeã tem 5,67m de circunferência.

De acordo com Romero Guerra, as árvores são centenárias e foram preservadas graças à visão do seu avô, que considerava baixo o preço pago pelas madeiras das grandes árvores na região. Por isso, as preservou.

O objetivo agora é repetir o concurso em 2024, mas com outra espécie.   



Fotos: Kleiton Vasconcellos / Rádio Planalto News 

Leia Também Desmatamento na Mata Atlântica cai 59% no acumulado do ano até agosto Mais de 100 animais marinhos são encontrados mortos no Litoral Gaúcho Brasil perde 16% de vegetação herbácea e arbustiva nos últimos 38 anos Reflorestamento: centésima muda de araucária é plantada na RPPN da UPF