Sabidamente, doar órgãos salva vidas. Entretanto, a população tem uma série de dúvidas a respeito do tema, bem como existem dúvidas de como expressar a vontade em ser doador. Por isso, uma ação especial a ser realizada sábado (30) visa tirar dúvidas e encaminhar tal desejo no formato de registro oficial.
Aproveitando o Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, a Rádio Planalto News recebeu Fabiana Dal Conte Buzatto - Enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO 4), sediada no Hospital São Vicente de Paulo; e Alexandra Passaia - Tabeliã de Notas, 2º Tabelionato de Notas de Passo Fundo.
Elas explicaram mais sobre a ação do sábado. Vai ocorrer das 9h às 11h30min no 2º Tabelionato de Notas. Funcionará da seguinte forma: a pessoa que tiver o desejo de doar órgãos pode registrar gratuitamente no 2º Tabelionato, enquanto o HSVP orienta a população sobre a importância de manifestar a vontade em cartório.
Fabiana disse que em torno de 65 mil pessoas aguardam por um órgão no Brasil, sendo 3 mil apenas no Rio Grande do Sul. Por isso, captar pessoas que tenham esse desejo é muito importante. Por outro lado, não há um número conhecido de doadores, uma vez que muitas famílias não têm esse diálogo – e é a família quem toma a decisão final da doação.
Entretanto, em Passo Fundo, a OPO 4 teve 22 negativas familiares de doação no ano de 2023. No Estado, a taxa de negativas também é alta, algo lamentável se for levado em consideração que uma pessoa pode doar órgãos para até 8 outras pessoas.
No Tabelionato, a oficialização da entidade será feita através de uma Escritura de Manifestação de Vontade. Alexandra salientou, ainda, que tal registro é feito de forma gratuita.