Os gestores têm um papel fundamental na condução das organizações. O sucesso ou fracasso das empresas, dentre diversos outros fatores, têm influência do papel desempenhado pelos gestores na condução dos negócios, das equipes e dos clientes.
Liderar não é uma tarefa simples. Muitos acreditam inclusive, que seja uma aptidão inata e que não possa ser desenvolvida ao longo da vida. Se isso fosse verdade, não teríamos cursos, eventos, seminários, palestras, que tratam do desenvolvimento de lideranças. Liderar, porém, é uma arte. Quando o gestor faz a opção por liderar ele encanta seus colaboradores, ele arrasta, e faz com o grupo as coisas acontecerem.
Gestores eficientes e eficazes precisam desenvolver-se constantemente. O mundo mudou, está mudando e mudará cada vez mais velozmente. As formas de liderar também demandarão ajustes sempre. A pandemia nos mostrou, por exemplo, a importância de liderar os trabalhadores de forma remota, à distância.
Aos gestores deixo um recado final: escolham liderar suas equipes, não apenas chefiá-las. O verdadeiro líder conduz pelo exemplo, pela honestidade e pelo caráter. Palavras comovem, mas são os exemplos que arrastam. Pense nisso, e conduza sua equipe de forma mais eficiente e eficaz, liderando seu time rumo ao sucesso.
** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.