O Teatro Imita a Vida: passo-fundense lança livro que resgata as últimas quatro décadas da história do teatro em Passo Fundo

 18/11/2023 - 08:21hrs
Compartilhe
Foto: Felipe Oshe   Foto: Felipe Oshe 
Uma criança tímida, de poucos amigos e introspectivo. No entanto, um leitor ávido e de imaginação fértil. Essas são as características com as quais Carlos Alberto Mayer — ou simplesmente Beto Mayer, como seria conhecido — define seu “eu” de oito anos. “Minha mãe chegou a me levar ao médico, porque haviam dito que eu deveria ter algum problema”, revela o ator.

Em seu primeiro trabalho literário, intitulado "O Teatro Imita a Vida" (Editora Ellus), Mayer convida para um mergulho profundo nas últimas quatro décadas da história do teatro em Passo Fundo. A obra é um testemunho vívido e apaixonado do papel fundamental que a arte desempenhou na vida cultural e social da comunidade.

Por meio de recortes de jornais e cartazes amarrados em uma narrativa em primeira pessoa, o autor resgata momentos marcantes como a formação de grupos artísticos precursores — entre eles o Alma Livre, fundado pela professora, atriz, diretora e musicista Desdêmona Machado Aires (in memoriam) — e a efervescência dos festivais nos anos 1980, 1990 e início de 2000.

Ao longo das páginas, os leitores serão levados em uma jornada de histórias pessoais e inspiradoras que oferecem um vislumbre do rico legado teatral de Passo Fundo. Além disso, Mayer revisita personagens icônicos e eventos que muitas vezes permaneceram na sombra da história, mas que desempenharam um papel crucial na evolução da cultura na região.

"O Teatro Imita a Vida" é ainda um tributo sincero ao talento dos artistas locais, à dedicação dos envolvidos na produção teatral e ao apoio contínuo da comunidade. “Costumo dizer que a gente não faz teatro sozinho e, por isso, incluí no livro depoimentos de pessoas com as quais dividi cena, fiz produção, fui aluno ou amigo, e que marcaram a minha vida de alguma forma”, explicou.

“Quando o espetáculo termina, um breve silêncio parece eterno. O ator inspira, a respiração para, as mãos gelam, e os aplausos são o único bálsamo que vale a pena saborear.”
Trecho retirado do livro “O Teatro Imita a Vida”

Sobre o autor

Carlos Alberto Mayer (53) é natural de Passo Fundo (RS). Durante sua carreira de 35 anos no teatro profissional, escreveu, produziu, dirigiu e atuou em diversas peças para crianças e adultos. Alguns de seus personagens mais conhecidos são Dulce Alcântara Pereira Barreto (que o acompanha há 27 anos), Petrúquio (“A Megera Domada” - William Shakespeare) e Cristhie Holmes (“Adivinhe quem vem para morrer”).

Publicitário formado pela Universidade de Passo Fundo, é pós-graduado em Teatro-Educação. Uma de suas maiores contribuições para a cultura local foi ter ajudado a fundar o Projeto Grupo de Teatro da UPF (1991 - 2004), posteriormente chamado de Companhia de Espetáculos da UPF, onde, além de ator, era produtor.

Desde 1995, dedica-se à oficina de teatro para todos os públicos e presta assessoria de produção cultural por meio de sua empresa Ágora Produções Culturais. No Instituto Ellus, faz mentoria de escritores, exercitando a criatividade, produção textual e roteirização.

Adquira o livro

"O Teatro Imita a Vida" (Editora Ellus) será lançado e poderá ser adquirido no dia 22 de novembro, a partir das 19h, na Academia Passo-fundense de Letras. A obra também estará à venda nas livrarias da cidade, na Editora Ellus e diretamente com o autor. Para mais informações, entre em contato através do telefone (54) 9 9978-6033.

Leia Também Estudo aponta que latinos são aqueles que mais consomem mídia digital no mundo Paróquia Santo Antônio recebe Concerto de Encerramento do Ano MAVRS promove “uma noite no museu” Ana Castela lidera entre as músicas mais tocadas em 2023 no país