Grupo Planalto de comunicação

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias doa equipamentos ao HSVP

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias contemplou o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo com equipamentos avaliados em R$ 380 mil. A doação de dois extratores elétricos duplos de leite materno e três ventiladores pulmonares irá beneficiar os pacientes atendidos no Centro Oncológico Infantojuvenil, na Pediatria, Maternidade,  na UTI Pediátrica e Neonatal. 
O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, agradeceu a parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Com certeza, ações como estas seguem os princípios da caridade cristã que estão no DNA das nossas entidades. A doação vem em favor de áreas sensíveis, que atendem bebês, crianças e adolescentes. Estamos muito contentes com a ajuda e esperamos fortalecer essa parceria que visa o bem da nossa população. Em nome do Hospital São Vicente de Paulo e também de todos os favorecidos com os equipamentos, expresso nossa eterna gratidão”.
Já o presidente da Estaca Passo Fundo, Lucas Cerutti, que representou a organização religiosa, disse que a Igreja é bastante conhecida por apoiar e executar ações sociais e humanitárias em muitos países. “Os recursos investidos nestes equipamentos foram obtidos através da generosidade dos nossos membros e amigos, que seguem os preceitos de Jesus Cristo e deixam de se alimentar por duas refeições para doar o dinheiro economizado ao fundo da Igreja. Nossas lideranças, vestindo um colete amarelo com a frase “mãos que ajudam”, também trabalham de forma voluntária ajudando inúmeros projetos. Então, nos sentimos honrados em colaborar com tantos pacientes do Hospital São Vicente de Paulo”.
A entrega dos equipamentos foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário da Saúde, João Pedro Nunes, presidente do Legislativo, Alberi Grando, vereador Saul Spinelli, superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, pela diretora de governança clínica, Cristine Fasolo Pilati, pelo gerente de Enfermagem, José Olavo Lupatini Filho, por médicos, residentes, enfermeiros, integrantes das equipes multiprofissionais, colaboradores em geral e membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

[foto=113092]

VENTILADORES PULMONARES
Os três ventiladores pulmonares serão utilizados na UTI Pediátrica do hospital que conta com 13 leitos de internação, para pacientes a partir de 28 dias até 11 anos incompletos. Os equipamentos são de extrema importância para as crianças com doenças respiratórias, sepse e choque séptico, doenças oncológicas, doenças neurovasculares, pós-operatório, rebaixamento do sensório por traumatismo cranioencefálico, meningites e encefalopatia hepática. 
Conforme a responsável pelo setor, Dra. Denise Fronza, o Centro Oncológico Infantojuvenil será bastante beneficiado pelos equipamentos, pois geralmente em algum momento do tratamento os pacientes precisam de atendimento na Unidade de Tratamento Intensivo. “O tempo de internação varia conforme o grau de comprometimento da doença. Eles ficam bastante tempo na UTI para que haja melhora dos sintomas, controle do câncer ou até que as condições estejam favoráveis a alta. Sem dúvidas, os novos ventiladores serão muito úteis, porque apresentam um grande nível de desempenho clínico e podem ser utilizados em diferentes casos”, reforça a médica da UTI Pediátrica. 
O Centro Oncológico Infantojuvenil, do Hospital São Vicente de Paulo, é referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes, de 226 municípios das regiões norte e missioneira. Em 2022 realizou 6.961 atendimentos no setor de Oncologia Pediátrica. E no primeiro semestre de 2023 já houveram 3.241 atendimentos nesse setor. 

[foto=113091]

EXTRATORES DE LEITE MATERNO
Já os dois extratores elétricos duplos de leite vêm sendo utilizados no Lactário do HSVP desde julho de 2023. O serviço é oferecido às mães internadas ou que estão com os seus bebês em atendimento hospitalar. O público externo, mulheres que têm necessidade de esvaziar as mamas, também pode utilizar as máquinas que ficam disponíveis em tempo integral. No primeiro semestre de 2023, a Sala de Coletas contabilizou 9354 atendimentos e 403 litros de leite materno. 
Conforme a nutricionista, Raquel dos Santos Elkfury, são realizadas em média 70 ordenhas por dia no setor. “O leite materno possui inúmeros benefícios, sendo a melhor opção para alimentação, recuperação e desenvolvimento da criança. Por isso, na Sala de Coleta a gente oferece esse serviço 24 horas por dia. Temos vários casos de bebês que ainda não conseguem mamar no peito, em razão de sonda ou por não terem uma pega boa, então eles precisam que o leite seja coletado da própria mãe. O leite é distribuído aos filhos conforme dieta e prescrição médica ou a mãe pode ser transportá-lo para casa”. 

[foto=113090]

Os novos equipamentos colaboram para a agilidade do serviço de extração de leite materno que acontece na Sala de Coleta e também nos leitos, quando as mães estão impossibilitadas de irem até o setor. “A nossa demanda é bem grande, porque tem mães que vêm várias vezes no mesmo dia para ordenhar. Essas máquinas elétricas que foram doadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são bem importantes para o hospital, pois elas são mais rápidas e têm uma durabilidade maior dos que os de uso domiciliar”, explicou a nutricionista. 
Créditos: Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais