A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo foi construída pelos cristãos católicos da Diocese de Passo Fundo e região, para instalar meios de comunicação social em benefício do desenvolvimento integral.
Os que fazem a vida da instituição devem ter, no coração e na mente, que este ideal histórico serve de orientação para o desempenho profissional e particular de cada um. É compromisso dos colaboradores da Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo primar pela eficácia profissional, de acordo com as características do segmento econômico a que pertencem, porém com enfoque no Cristianismo, à luz dos valores evangélicos e da prática da fé viva, buscando solidificar a Igreja de Jesus Cristo.
Estes valores e critérios transformam-se nos princípios da Justiça Social, nos princípios da Doutrina Social Cristã, da promoção da dignidade da pessoa humana, do bem comum, da solidariedade, do estado de direito, da democracia, da subsidiariedade, da liberdade, do respeito à autonomia de cada realidade temporal, da ética sobre a técnica, do homem sobre a matéria e do trabalho sobre o capital.
A verdade, numa visão reta e justa da pessoa humana, desafia-nos a abrir caminhos para a construção de uma sociedade justa, livre e fraterna.
Estes são os princípios da base filosófica da Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo.