Moradores do bairro Dona Júlia, em Passo Fundo, participaram, nessa quinta-feira, 20, de uma oficina promovida pela Corsan para ensinar a transformar óleo de cozinha usado em sabão ecológico. Os produtos vão ser doados para vítimas das enchentes e entregues pela Defesa Civil. Foram utilizados 14 litros de óleo, que renderam mais de 60 barras de sabão.
As oficinas fazem parte do programa De Olho no Óleo, desenvolvido pela Corsan. Além de proporcionar economia para as famílias, fazer o sabão em casa para consumo doméstico, com a reutilização do óleo usado para cozinhar, também evita o descarte inadequado desse material, o entupimento da rede de esgoto e a poluição do meio ambiente.
Essa iniciativa integra os programas de responsabilidade social da Corsan e da Aegea, a nova controladora da Companhia. Nos próximos dias, o projeto vai ser levado para condomínios residenciais populares de Passo Fundo.
Nesses locais, serão instalados recipientes do tipo bombona para que os moradores depositem o óleo de cozinha usado, armazenado em garrafas pet. Esses pontos de coleta serão colocados nas áreas de recolhimento de lixo dos prédios e terão cartazes do programa De Olho no Óleo. Posteriormente, serão marcadas as oficinas para ensinar os moradores a fabricarem o sabão.