No próximo dia 16 de setembro, a cidade de Petrolina (PE) será palco da terceira edição do projeto Do Rio Grande ao Pantanal.
Localizada no sertão pernambucano, Petrolina é um símbolo de transformação e desenvolvimento. Fundada em 1870, a cidade nasceu a partir da antiga “Passagem de Juazeiro”, ponto estratégico onde viajantes atravessavam o Rio São Francisco rumo à cidade baiana de Juazeiro. Em 1862, foi elevada à categoria de vila e, posteriormente, reconhecida como cidade em 1895, recebendo o nome de Petrolina em homenagem ao Imperador Dom Pedro II e à Imperatriz Teresa Cristina.
O Rio São Francisco, elemento central da identidade regional, foi determinante para o crescimento da cidade e sua consolidação como um dos principais polos de fruticultura irrigada do país, com expressiva contribuição para a economia nacional.
Com uma população de 386.791 habitantes, segundo o último Censo do IBGE (2022), Petrolina é hoje a terceira maior cidade de Pernambuco e ocupa a 65ª posição entre as mais populosas do Brasil, com densidade demográfica de 84,79 habitantes por km².