A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta sexta-feira (05/09), duas visitas técnicas em Passo Fundo. A equipe vai conhecer a estutura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher.
A realização das visitas faz parte da incursão da Comissão a diversas cidades do interior do estado para conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher. Até agora, a Comissão já esteve em Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Palmeira das Missões, Canoas e Porto Alegre.
“Nossas visitas técnicas e audiências públicas têm nos ajudado a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei na segunda-feira. Queremos conhecer ao máximo a realidade nas diferentes regiões do estado para propor medidas que tornem a rede de proteção à mulher mais efetiva”, afirma Fernanda Melchionna.
Além disso, a deputada realiza, na quinta-feira (04/09), um debate sobre feminismo junto com a deputada estadual Luciana Genro (PSOL). O encontro ocorre a partir das 18h30, no Rito Espaço Coletivo. As inscrições para participar são gratuitas e feitas por meio do link bit.ly/feministasemluta .
Sobre a Comissão
A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).
Serviço
O quê: Ciclo de debates feminista
Quando: quinta-feira (04/09), às 18h30
Endereço: Rito Espaço Coletivo (Rua Aníbal Biliar, 900 A – Passo Fundo)
Inscrições: bit.ly/feministasemluta
O quê: Visita técnica à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
Quando: sexta-feira-feira (05/09), às 10h
Endereço: Rua Bento Gonçalves, 720 – Passo Fundo
O quê: Visita técnica ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher
Quando: sexta-feira-feira (05/09), às 11h15
Endereço: Rua Pantaleão Bolner, 286 – Passo Fundo