Com um incremento de mais de 20% no número de exposições, a maior feira de economia solidária do norte gaúcho, a 22ª Fresol – Feira de Economia Solidária e 3ª FEC – Feira da Economia Criativa, encerraram neste domingo (09) batendo recordes de expositores, visitantes e de comercialização.
Durante os quatro dias do evento, os 140 expositores, ofereceram ao público produtos agroecológicos e orgânicos, artesanato e arte sustentável, Biocosméticos, moda sustentável e gastronomia raiz, oportunizando degustações, demonstrações de produtos, mostra, lançamentos, desfile, diálogos e rodada de negócios, atraindo um excelente público.
Reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Fresol pela primeira vez, foi um evento Carbono Neutro, a ação integra uma nova etapa na consolidação das práticas de responsabilidade socioambiental do evento, em parceria com a AKVO ESG, startup gaúcha especializada em gestão ambiental corporativa e cálculo de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A 3ª Fec também ganhou destaque nesta edição, com a programação intensa e diversificada, abrindo ao público com uma oficina de grafite e com duas exposições especiais, uma fotográfica intitulada: “Salamaleico – Um olhar fotográfico sobre a comunidade senegalesa em Passo Fundo”, do jornalista e fotógrafo Gerson Lopes, e a segunda: “Arte Contemporânea Kaingang”, organizada pelo Instituto Kaingang. Os finais de tarde da feira, também estiveram bem animados proporcionando ao público diversas atrações culturais.
Um dos momentos mais aguardados, foi o Fresol Slow Fashion, um desfile de moda criativa e sustentável, que levou à passarela um verdadeiro espetáculo de criatividade, diversidade e tendências, com propostas de moda para todas as pessoas.
Com o tema “Reexistir: Moda Étnica, Sustentável e Reinventada”, o desfile apresentou criações de marcas como Maysú, Diantal e Justa Trama, além de peças desenvolvidas pelo curso de Design de Moda da UPF. O evento teve a participação especial do Instituto Kaingang, que através de peças com grafismos indígenas abriu o desfile, mostrando a cultura e a identidade dos povos originários.
O pitch de negócios organizado pelo Sebrae ofereceu um espaço para troca de informações sobre produtos e serviços entre os expositores, e as rodas de diálogos oportunizaram o debate e reflexão sobre a economia solidária, sustentabilidade e políticas ambientais locais. Ainda, chamou a atenção a tradicional Mostra da Biodiversidade, com a participação do Muzar da UPF, 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, GESP e Agenda 21, que já na entrada da Feira encantavam os visitantes e as crianças com as exposições da fauna da nossa região.
A Fresol finaliza sua 22ª edição e a 3ª edição da FEC, contabilizando um público de mais de 30 mil pessoas e um volume de negócios em torno de R$ 300 mil, um aumento de mais de 20% se comparado à edição passada.
“Essa edição superou as nossas expectativas, batendo todos os números do ano passado, ampliamos os expositores para 140, recebemos mais de 30 mil visitantes e tivemos um excelente volume de vendas e de negócios futuros. Fizemos uma das maiores edições de todos os tempos, que se deve a qualidade dos produtos, ao empenho dos expositores, o aporte financeiro dos patrocinadores oficias: prefeitura e governo federal, os apoiadores e os parceiros, e do público que prestigiou o evento. Fica aqui nosso muito obrigado!”, finalizou o coordenador da Fresol, Ademar Marques.
A próxima edição já tem data marcada, será de 05 a 08 de novembro de 2026.











