Com a participação de nomes de destaque nacional como o Grupo Galpão, a escritora e roteirista Tati Bernardi e a atriz Mariana Xavier (RJ), a Aldeia Sesc Passo Fundo chega à sua 4ª edição entre os dias 22 e 26 de abril, propondo uma imersão cultural que ocupa teatros, ruas e espaços alternativos da cidade. A programação reúne espetáculos, palestras, intervenções urbanas e ações formativas, articulando grandes produções com iniciativas de impacto social e conexão com o território.
A abertura, no dia 22, será marcada pelo espetáculo “(Um) Ensaio Sobre a Cegueira”, do Grupo Galpão, companhia mineira com mais de quatro décadas de trajetória e reconhecida como uma das mais importantes do teatro brasileiro. A montagem é baseada na obra do escritor português José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, e propõe uma reflexão intensa sobre ética, convivência e os limites da condição humana em situações extremas.
Outro destaque da programação é a participação de Tati Bernardi, conhecida por sua atuação como cronista, roteirista de televisão e streaming, e autora de livros de grande alcance junto ao público. Em sua palestra no dia 23, a escritora conduzirá uma conversa que mistura humor e reflexão sobre temas contemporâneos como maternidade, relações afetivas e os desafios da vida adulta.
Já no encerramento da Aldeia Sesc no dia 26, o espetáculo “Antes do Ano Que Vem” trará ao palco Mariana Xavier, atriz amplamente reconhecida por seus trabalhos no cinema, na televisão e no teatro. Dirigida por Lázaro Ramos e Ana Paula Bouzas, a montagem apresenta um monólogo em que a atriz interpreta múltiplos personagens, abordando com sensibilidade e humor questões como saúde mental, solidão e empatia.
Além dos nomes de projeção nacional, a Aldeia Sesc investe em propostas que ampliam a presença da arte no cotidiano da cidade. A intervenção “Dança na Faixa”, por exemplo, transforma um cruzamento urbano em palco a céu aberto, criando um encontro inesperado entre artistas e público no fluxo diário. Outro destaque é a circulação do espetáculo “Pó de Estrela: O Mundo é Meu também”, que chega também à Comunidade Indígena Fag Nör, ampliando o alcance do projeto e promovendo o acesso à arte em diferentes territórios e contextos sociais.
A programação também contará com oficinas, exposições de artes visuais e com o projeto “Canções que Curam”, que levará apresentações musicais a hospitais, promovendo acolhimento e bem-estar a pacientes, familiares e profissionais da saúde. Entre as experiências que exploram novos olhares sobre a cidade, o passeio guiado propõe um percurso pelo Cemitério Vera Cruz, destacando trajetórias de mulheres que marcaram a história local e convidando o público a refletir sobre memória, patrimônio e presença feminina na construção social.
Todas as atividades da programação são gratuitas. Para os espetáculos em ambientes fechados, com lotação limitada, as reservas de ingressos estarão disponíveis a partir de 08/04 pelo site www.sesc-rs.com.br/
Aldeia Sesc – São eventos realizados pelo Sesc/RS com uma programação diversificada de diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Com essa ação, promove-se o intercâmbio entre artistas, estudantes e comunidade em geral em prol da arte. Em 2026, os festivais exploram a temática “Mulheres no tempo: Vozes e Legados”, propondo uma reflexão sobre o papel das mulheres na construção da memória, na expressão do presente e na projeção do futuro. Edições ocorrerão em Passo Fundo, São Leopoldo e Caxias do Sul.











