Grupo Planalto de comunicação

7ª parada Do Rio Grande ao Pantanal – Salvador BA

Foto: divulgação

Salvador, fundada em 29 de março de 1549 por Tomé de Sousa, foi a primeira capital do Brasil. Sua criação marcou o início da organização administrativa da colônia portuguesa na América. Localizada na estratégica Baía de Todos os Santos, a cidade tornou-se um importante centro político, econômico e cultural, com forte ligação comercial com a África e o Oriente.

Durante o período colonial, Salvador se desenvolveu rapidamente, com a construção de igrejas, edifícios públicos, fortificações e o famoso Pelourinho, hoje símbolo da arquitetura colonial brasileira. A cidade foi capital do Brasil até 1763, quando o título foi transferido para o Rio de Janeiro.

Atualmente, Salvador é a maior capital do Nordeste e a quinta mais populosa do país, com uma população estimada em 2,57 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE de 2024.

Além de seu rico patrimônio histórico e cultural, Salvador também se destaca pela diversidade. A cultura gaúcha, por exemplo, tem espaço garantido no Centro de Tradições Gaúchas da Bahia (CTGB), fundado em 1965, que promove atividades como danças típicas, churrascos e o tradicional chimarrão.

Facebook
Twitter
WhatsApp