O Carnaval fora de época está de volta à Avenida Sete de Setembro, em Passo Fundo. A exemplo dos grandes eventos carnavalescos do estado, o evento não acontece no período que coincide com os desfiles no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a capital do Planalto Médio projetando o crescimento em qualidade dos desfiles e presença dos visitantes do estado e de fora do Rio Grande do Sul.
Inicialmente previsto para março, o evento ficou transferido para este dia 13 de abril, com início às 20h30. O Grupo Planalto de Comunicação que sempre deu voz à cultura prepara uma grande cobertura. A Rádio Planalto News (92.1) fará a transmissão, com Luiz Carlos Carvalho, Ibaldo Pedra e Rafael Prates, tendo a produção técnica de Felipe Accorsi e redes sociais com Augusto Carrão. A cobertura será feita pelo rádio e com imagens pela página de Facebook da emissora.
Não há cobrança de ingressos nas arquibancadas. Entretanto, há uma prioridade para os lugares destinados às escolas de samba, que destinaram senhas para as comunidades.
Duas escolas de samba, além das demais atrações previstas, estarão desfilando: Acadêmicos do Chalaça e União da Vila. Não há disputa por título neste ano, o que deve voltar a ocorrer em 2025, mesmo assim é que houve a busca pela taça, tal foi a preparação das entidades, que prometem encantar o público presente.
Confira a programação do Carnaval para este sábado, dia 13:
Primeira parte
20h45 – Bloco APAExonados pela Via – APAE Passo Fundo
21h15 – Clube da Dança Passo Fundo
21h45 – Bloquito do Rito
Segunda Parte
22h15min – Sociedade Beneficente e Cultural União da Vila
Enredo: O CIRCO DA UNIÃO, NO PICADEIRO DA VIDA
23h – Intervalo (Banda da Saldanha)
23h30 – Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Acadêmicos do Chalaça
Enredo: SANTA SARA OLHAI POR NÓS! SALVE O POVO CIGANO!
00h15 – Banda da Saldanha
A realização é da Prefeitura de Passo Fundo e Liga Independente das Escolas de Samba (Liespf), com financiamento Pró-Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.