A Emater/RS-Ascar vai lançar no dia 28,às 11h, em seu espaço na Expointer, uma iniciativa para preparar jovens gaúchos para os desafios da agricultura moderna. A edição piloto do projeto Young Farmers de Intercâmbio Brasil/RS Canadá vai colocar 15 jovens produtores rurais de 19 a 25 anos de idade em um programa de estudos e prática de oito meses e meio, com atividades nos dois países. Será a primeira experiência do empreendimento, que pode se repetir anualmente.
“Os participantes terão a oportunidade única de aprender um novo idioma, imergir em novas culturas, realizar atividades diversas e estabelecer novas relações pessoais e profissionais. Essa iniciativa pioneira no Brasil é altamente promissora e promete enriquecer significativamente o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens envolvidos no empreendedorismo rural”, diz a presidente da Emater/RS-Ascar, Mara Helena Saalfeld.
O projeto é executado em parceria entre governo do Canadá, PH Advisory Group, Overseas Five Education Inc (Canadá Intercâmbio), Seymour Education Learning Center (Selc) e Emater/RS-Ascar.
Conforme Mara, o intercâmbio será patrocinado por empreendedores gaúchos selecionados pelo presidente do PH Advisory Group, Paulo Hermann. Os jovens participantes já foram definidos, tendo como requisito a participação no curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural da Emater/RS-Ascar.
Viagem em 2025
O projeto se inicia em novembro, com aulas de inglês online no Brasil. Os jovens viajarão ao Canadá em 2025 e concluirão o projeto em setembro, na província da Colúmbia Britânica, com aulas no Selc. Depois, terão vivência com famílias de agricultures familiares em Vancouver e Kelowna.
“As propriedades são de agricultura familiar e têm muitas possibilidades de servirem de modelo para os jovens aplicarem em suas propriedades no Rio Grande do Sul”, avalia Mara.
Mara e Paulo Hermann viajaram ao Canadá em junho para acertar detalhes do projeto e visitar propriedades que receberão os jovens gaúchos.
“Foi muito importante ter ido. Fiquei encantada com as propriedades para onde vão os jovens e com a oportunidade que terão”, diz.
A presidente da Emater/RS-Ascar afirma que o Young Farmers deve ser repetido anualmente.