A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Passo Fundo divulga Nota para celebrar a presença quatro vereadoras para a Legislatura 2025-2028. Além da Procuradora Eva Valéria Lorenzato (PT), foram reeleitas a Professora Regina (PDT) e Ada Munaretto (PL), além de ser eleita Marina Bernardes (PT).
“Nota da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Passo Fundo
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Passo Fundo celebra a eleição de quatro mulheres para a Legislatura 2025-2028. Este é um momento histórico, marcado pelo feito inédito de reeleger três vereadoras em um parlamento que, até então, jamais havia reeleito uma mulher. Além disso, as quatro candidaturas femininas estão entre as seis mais votadas do pleito, demonstrando o fortalecimento da participação feminina na política e o reconhecimento do trabalho realizado. Mais do que números, essas eleições representam a valorizaçãodas lutas diárias que travamos, e a força de nossas vozes, que ecoam nas urnas e nas ruas.
Manter o número de mulheres vereadoras para a próxima legislatura é uma vitória coletiva. É um reflexo direto de anos de resistência, de enfrentamento às desigualdades e de batalhas travadas por tantas de nós, dentro e fora dos espaços institucionais. A criação da Frente Parlamentar Mista dos Direitos das Mulheres, a Galeria das Vereadoras, as legislações históricas que aprovamos com foco na proteção e garantia dos direitos das mulheres, e nossa luta incansável contra a violência de gênero, especialmente a violência política, foram passos fundamentais nessa trajetória. A criação da Procuradoria Especial da Mulher é, também, uma conquista simbólica e concreta, que fortalece nossa presença e nos empodera enquanto agentes de transformação.
A participação da mulher na política é uma necessidade urgente. Nossa presença nos espaços de poder não é apenas uma questão de representatividade, é a garantia de que nossas pautas e nossos direitos serão defendidos. A política deve ser um espaço de todas e todos, e nós, mulheres, trazemos à política a sensibilidade de quem vive e enfrenta as múltiplas violências cotidianas, mas também a força de quem constrói, com coragem e determinação, um futuro melhor. A nossa luta não é apenas por mais mulheres no parlamento, é por uma política que respeite a diversidade e lute por uma sociedade verdadeiramente igualitária.
Seguiremos firmes, comprometidas com a construção de uma Passo Fundo que respeite, valorize e promova a igualdade de gênero em todos os espaços. Nossa luta é por uma sociedade onde as mulheres sejam livres e respeitadas, onde possamos ocupar os espaços de poder e decisão de forma plena, segura e digna. Continuaremos trabalhando incansavelmente, na esperança de que, um dia, alcançaremos a paridade de gênero nos espaços de poder – incluindo o parlamento municipal.
Vereadora Eva Valéria Lorenzato
Procuradora da Procuradoria Especial da Mulher
Câmara de Vereadores de Passo Fundo”