O avanço do Município de Mato Castelhano no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) demonstra o impacto positivo de investimentos em educação. Divulgado pelo governo do Estado no dia 5 de setembro, o índice reflete o desempenho dos alunos da rede municipal em habilidades de Português e Matemática, além da taxa de aprovação em todos os anos do Ensino Fundamental.
O Imers, medido em uma escala de 0 a 100, foi elaborado com base nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), aplicadas em 2022. Este indicador é considerado essencial para a gestão educacional e também influencia a distribuição do ICMS entre os municípios gaúchos, a partir de 2024. A proposta prevê que 10% do ICMS será distribuído com base na educação, aumentando gradativamente até atingir 17% em 2029.
Nesse contexto, Mato Castelhano alcançou um grande progresso, subindo 159 posições no ranking estadual das escolas municipais, passando da 406ª posição em 2022 para a 247ª em 2023. O índice geral do Imers nos municípios ficou em 57,19, já Mato Castelhano alcançou uma média de 64,39, o que possibilitou a subida de posição no ranking.