Após uma pausa de uma década, a Conferência Municipal do Meio Ambiente retorna a Passo Fundo, reunindo lideranças políticas, especialistas e a comunidade local para discutir soluções frente à emergência climática. O evento, que ocorre nesta sexta e sábado, dias 29 e 30 de novembro, no Campus II da UPF, tem como tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”.
A reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, enfatizou a importância do evento como um espaço de reflexão sobre o presente e o futuro da cidade. “Desejo que esse seja realmente um momento de profunda reflexão sobre o que vem acontecendo, sobre o que nós podemos fazer e, principalmente, que nós consigamos coletivamente fazer a diferença nas nossas vidas, na vida das nossas cidades, na vida desse estado, na vida desse Brasil”, disse, destacando a urgência de políticas públicas focadas no meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente, Enílson Gonçalves, coordenador da conferência, lembrou que a última edição do evento aconteceu em 2013, em um contexto muito diferente do atual. Para ele, a retomada da conferência coloca Passo Fundo de volta no centro dos debates sobre sustentabilidade e transformação ecológica. “Essa conferência tem uma pauta local, com objetivos concretos para discutirmos as nossas localidades, mas também é um passo importante para refletirmos sobre quais práticas estamos adotando no nosso cotidiano”, destacou.
A programação da conferência inclui palestras e oficinas sobre temas cruciais, como o impacto das mudanças climáticas, mitigação de danos e adaptação às emergências climáticas. Além disso, um grupo de trabalho discutiu e colocou em pauta a aprovação de demandas práticas e ações concretas a serem adotadas no município.
A realização do evento reafirma o compromisso de Passo Fundo com o desenvolvimento de políticas públicas efetivas e com a conscientização ambiental, buscando fortalecer a colaboração entre o poder público, a academia e a sociedade para enfrentar os desafios impostos pela crise climática global.