Grupo Planalto de comunicação

Prefeitura instala placas eletrônicas educativas para melhorar a segurança no trânsito São sete pontos destas placas em locais estratégicos, especialmente onde a instalação de lombadas físicas é inviável por conta da legislação ou da topografia

Foto: Michel Sanderi/ Divulgação

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Segurança, iniciou a instalação de placas eletrônicas ostensivas de sinalização de velocidade em diferentes pontos da cidade. Esta ação busca orientar os condutores quanto à velocidade ideal nas vias e, assim, contribuir para um trânsito mais seguro e harmônico. Os equipamentos não emitirão multas.

Nesta quarta-feira (4), a empresa responsável começou a instalação de sete pontos destas placas em locais estratégicos, especialmente onde a instalação de lombadas físicas é inviável por conta da legislação ou da topografia. Os dispositivos não apenas indicam a velocidade máxima permitida na via, mas também informam, em tempo real, a velocidade em que os veículos estão trafegando. A previsão é de que todas as placas estejam funcionando a partir deste sábado (7).

De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, essas placas representam um grande avanço para o trânsito da cidade. “Nosso objetivo principal é preservar vidas e tornar as vias de Passo Fundo mais seguras para motoristas e pedestres. Essas placas são ferramentas modernas e eficazes, que cumprem uma função educativa e preventiva, ao mesmo tempo em que atendem demandas históricas da população”, afirmou.

Um dos principais objetivos é a redução de acidentes em áreas críticas, como a BR 285. Nesta rodovia, duas placas foram instaladas: uma no trevo do condomínio La Barra e outra na entrada do bairro Cidade Nova. Esses pontos foram escolhidos devido à alta demanda por intervenções que aumentem a segurança viária. “A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Passo Fundo com a segurança no trânsito e a qualidade de vida da população”, aponta Gonçalves..

Além da BR 285, as placas foram instaladas em outras localidades:

Rua Almirante Barroso, nº 492 – Limite: 40 km/h.

Avenida Brasil, próximo ao trevo com a Rua Pará – Limite: 40 km/h.

Avenida Araucária, 15 metros abaixo do nº 1292 – Limite: 40 km/h.

Rua Scarpelini Ghezzi, antes do nº 978 – Limite: 40 km/h.

Rua General Netto, entre os números 204 e 220 – Limite: 40 km/h.

Facebook
Twitter
WhatsApp