Grupo Planalto de comunicação

Verão começou hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país

Foto: Agência Brasil

O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), no Hemisfério Sul, trazendo temperaturas elevadas, dias mais longos e mudanças rápidas no clima, como chuvas intensas e ventos fortes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno La Niña, que impacta o regime de chuvas no Brasil, terá menor duração nesta estação, com 60% de probabilidade de prevalência até março e 40% até abril de 2025.

As chuvas devem ficar abaixo da média em grande parte do país, com exceção da região Norte, onde são esperadas precipitações acima da média. O Nordeste deve registrar menos chuvas, mas volumes maiores podem ocorrer em alguns períodos no noroeste da região. No Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas tendem a ficar entre o normal e abaixo da média, enquanto no Sul os volumes devem ser inferiores, especialmente no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Condições oceânicas atuais, como águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul, podem intensificar o desvio da Zona de Convergência Intertropical, impactando atividades econômicas como agropecuária, geração de energia e reposição hídrica.

Facebook
Twitter
WhatsApp