Grupo Planalto de comunicação

Brigada Militar flagra extração ilegal de araucárias e apreende caminhão em Fontoura Xavier Dois homens operavam os veículos e realizavam a retirada de toras de araucária do local

Na quinta-feira (6), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou a extração ilegal de araucárias (Araucaria angustifolia) no interior do município de Fontoura Xavier.

Após receber uma denúncia, a equipe policial localizou, na localidade de Linha Três Pinheiros, um caminhão Mercedes-Benz, um trator Valmet e uma motosserra. Dois homens operavam os veículos e realizavam a retirada de toras de araucária do local. Durante a abordagem, os policiais constataram a extração ilegal de oito árvores já em fase de produção de pinhas, além da supressão de espécies nativas como timbó e angico.

Segundo as informações levantadas, as toras seriam destinadas a uma madeireira na cidade de Soledade. Como não havia licença ambiental para a atividade, foi lavrado um boletim de ocorrência para o proprietário da área e apreendidos o caminhão, o trator, uma motosserra e cinco toras de araucária, totalizando 5,49m³.

A guarnição seguiu até a madeireira indicada e constatou que o local já havia recebido sete toras da mesma espécie e aguardava a entrega das que foram apreendidas. No total, foram recolhidos 12,69m³ de toras e 5,75m³ de madeira beneficiada. Todos os responsáveis foram autuados e responderão pelo crime ambiental.

Foto: 3º BABM | Passo Fundo
Pesquisa: ufrgs.com

Facebook
Twitter
WhatsApp