Aproximar o público jovem da inovação e do cooperativismo é um dos objetivos do mais novo programa do Sicredi: o Cata-vento. Em parceria com o Instituto Manager, a iniciativa foi lançada nessa quarta-feira (16) e proporciona a jovens de 14 a 17 anos uma jornada completa ao empreendedorismo.
Oferecido gratuitamente para jovens dos municípios de Passo Fundo, Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano e Pontão, os participantes irão receber mentorias especializadas em empreendedorismo, aplicadas por meio do tripé da Google for Education. Aliada à teoria, os alunos serão desafiados a criar soluções concretas para o Sicredi por meio de desafios relacionados ao mundo financeiro e cooperativista.
Conforme explica o Diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, o Cata-vento será executado em três etapas estratégicas: Ideação, MVP (Produto Mínimo Viável) e Projeto Cata-Vento. “Cada uma das etapas é pensada para impulsionar o protagonismo dos participantes, estimular a criatividade e desenvolver soluções para a cooperativa”, esclarece Anderson.
Para o Diretor Executivo da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Vidolmar Luiz Pazinatto, essa é uma oportunidade para jovens desenvolverem habilidades e tirarem ideias do papel, auxiliando na construção de uma sociedade mais próspera, uma das missões do Sicredi. “Estamos propondo desafios para esses jovens a respeito da educação financeira, organização do dinheiro e prevenção do endividamento na juventude, além da conscientização e engajamento do público jovem no cooperativismo e a melhoria de sua experiência no digital”, pontua Pazinatto. “Assim como o catavento, que representa energia, movimento e transformação, queremos conectar a essência dos jovens ao propósito do Sicredi”.
A equipe com a melhor solução será premiada com uma visita exclusiva ao Google, em São Paulo, além de participar da Olimpíada Jovem Empreendedor, evento que estimula criatividade de estudantes de todo o estado por meio de projetos empreendedores.
O programa Cata-vento está com as inscrições abertas e interessados podem garantir a sua participação aqui, via formulário. Para integrar o programa, os jovens devem ter entre 14 e 17 anos e residir nos municípios de Passo Fundo, Coxilha, Ernestina, Mato Castelhano ou Pontão.
Sobre a cooperativa Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG
Fundada em 1981, no município de Passo Fundo/RS, a história da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG iniciou com a união de 20 líderes do agronegócio que constituíram a Cooperativa de Crédito Rural de Passo Fundo (CREDIPASSO). Firmada no Rio Grande do Sul, o ano de 2017 marcou a entrada da cooperativa em Santa Catarina, que expandiu para o solo mineiro em 2024. Hoje, já são 32 agências em funcionamento e mais de 80 mil associados.
A cooperativa atua em três estados, sendo eles Rio Grande do Sul, com 5 municípios (Passo Fundo, Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha), Santa Catarina, com 15 municípios (Ituporanga, Bom Retiro, Agronômica, Aurora, Lontras, Rio do Sul, Bocaina do Sul, Laurentino, Petrolândia, Imbuia, Urubici, Chapadão do Lajeado, Vidal Ramos, Presidente Nereu e Rio Rufino) e Minas Gerais com 33 municípios (Governador Valadares, São José da Safira, Nacip Raydan, Marilac, Frei Inocêncio, Jampruca, Mathias Lobato, Coroaci, Sardoá, Divinolândia de Minas, Virginópolis, Gonzaga, Santa Efigênia de Minas, São Geraldo da Piedade, Divino das Laranjeiras, Galiléia, São Geraldo de Baixio, Tumiritinga, Alpercata, Periquito, Fernandes Tourinho, Sobrália, Engenheiro Caldas, Capitão Andrade, Itanhomi, Turumirim, Conselheiro Pena, Goiabeira, Cuparaque, Resplendor, Santa Rita de Itueto, Itueta, Aimorés).
Sobre o Instituto Manager
Com mais de 4 anos de atuação, o Instituto Manager conta com alunos em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é promover o conhecimento e as habilidades necessárias para enfrentar o mercado, independentemente da área em que desejem atuar. O Instituto Manager está localizado no Parque Científico e Tecnológico UPF (UPF Parque).