Grupo Planalto de comunicação

Tratamento de Crises epilépticas: procedimento inédito realizado no Hospital de Clínicas Neurocirurgião Leonardo Frighetto fala à Planalto News sobre o estimulador de nervo vago

Créditos: Epilepsy Society

Uma técnica inovadora chamada no meio médico de VNS (Vagus Nerve Stimulation) ou estimulador de nervo vago apresenta resultados positivos para a redução do número e da intensidade das crises epilépticas. A equipe do Hospital de Clínicas realizou o primeiro procedimento de implante de estimulador de nervo vago, fato ainda inédito na região Norte do Rio Grande do Sul.

Apenas Porto Alegre e Caxias do Sul foram as outras cidades do Estado a registrar este procedimento, que ocorreu em Passo Fundo no mês de abril. O neurocirurgião responsável pelo procedimento, Dr. Leonardo Frighetto explica que eletrodos são posicionados no nervo vago, a nível do pescoço, e conectados a um dispositivo semelhante ao marca-passo, chamado de neuroestimulador, implantado abaixo da clavícula do paciente.

No quadro de Saúde, do programa Comando Popular, apresentado por Luiz Carlos Carvalho, na Rádio Planalto News (92.1), houve a abordagem sobre a importância do procedimento. Trata-se de um método minimamente invasivo. De acordo com Dr. Leonardo Frighetto, verifica-se um importante avanço para a qualidade de vida do paciente. Há caso de pacientes que chegam a enfrentar até várias crises convulsivas em um mesmo dia.

A indicação do estimulador de nervo vago se estende a crianças e pré-adolescentes, podendo se estender a outras idades, a partir de avaliação dos pacientes.

ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

Facebook
Twitter
WhatsApp