Uma idosa de 68 anos, moradora de São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, foi vítima de um golpe emocional ao acreditar que estava em um relacionamento com o cantor paranaense Gabriel Pasa. Convencida de que se casaria com o artista, ela chegou a comprar alianças e anunciar o noivado à família.
Na verdade, ela trocava mensagens com um golpista que se passava pelo cantor. O caso é investigado pela Polícia Civil, que identificou outras vítimas do mesmo estelionato. “Já faz mais de seis meses que senhoras conversam com golpistas achando que estão falando comigo. É muito triste, porque são senhoras, fãs minhas, que estão sendo enganadas”, relatou Pasa, que tem mais de 1,5 milhão de seguidores.
Outro caso semelhante foi registrado em Esteio, onde uma aposentada de 64 anos também acreditou estar em um relacionamento com Gabriel Pasa. O criminoso alegava que era fiscalizado no Facebook e logo migrou a conversa para o WhatsApp. A vítima gastou em cartões vale-presente e começou a se isolar da família.
Gabriel Pasa é um cantor paranaense que se tornou referência no cenário da música popular voltada ao público da terceira idade, com forte presença no sul do país. Além dos palcos, Pasa também mantém uma expressiva audiência nas redes sociais.
A delegada Luciane Bertoleti explicou que esse tipo de fraude é uma variação do chamado “golpe dos nudes”, mas com foco em mulheres emocionalmente vulneráveis. “Eles passam semanas ou meses ganhando a confiança da vítima para depois pedir dinheiro”, afirma.
De acordo com uma pesquisa da campanha Era Golpe, Não Amor, quatro em cada dez mulheres ouvidas disseram já ter sido enganadas em relações virtuais. As vítimas são, em sua maioria, mulheres de mais idade e solitárias.
A Meta, empresa responsável pelo Facebook e WhatsApp — plataformas utilizadas nos golpes —, afirmou que está aprimorando tecnologias para detectar atividades suspeitas e incentiva os usuários a denunciarem perfis falsos.
A orientação da polícia é para que, diante de qualquer suspeita, a vítima procure a delegacia mais próxima imediatamente.
Com informações do g1.