Representante do Ministério da Saúde anuncia destinação de verba para tratamento de câncer no Hospital de ClínicasGilberto Barichelo, que também é presidente do Grupo Hospital Conceição, participou da programação da Planalto News
O representante do Ministério da Saúde, Gilberto Barichello, esteve em Passo Fundo nesta sexta-feira, 01. Pela manhã, participou de entrevista no programa Na Ordem do Dia, da Rádio Planalto News (92.1), onde anunciou destinação importante do Governo Federal para o Hospital de Clínicas.
O apoio oferecido faz parte do Programa “Aqui Tem Especialistas”, que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte das políticas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, que busca promover um atendimento mais ágil e eficiente para a população. A expansão encaminhada para passo Fundo diz respeito ao tratamento do câncer, na oncologia, nas ações para destinação de aceleradores lineares. Até 2026, 121 aparelhos serão destinados no país.
O Hospital de Clínicas é englobado na portaria de habilitação, publicado nesta sexta-feira, com habilitação da NACON – estabelece diretrizes e ações para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer no Brasil – com radioterapia. Assim, ocorrerá destinação de R$ 2 milhões e 774 mil/ano para custeio do serviço prestado, disse Barichello.
O Acelerador Linear Elektra Versa HD disponível no Hospital de Clínicas, além do tratamento de radioterapia também torna possível a realização de radiocirurgia estereotáxica, viabilizando tratamentos menos invasivos e mais precisos, preservando áreas adjacentes ao tumor. “Aqui em Passo Fundo, o HCPF foi habilitado como UNACON, onde o governo está repassando para custeio 2,7 milhões ao ano para este serviço. Esse credenciamento é extremamente importante para toda a região.” salientou Barichello.
Este novo serviço ofereceassistência especializada e integral ao paciente com câncer. No ano que passou, foram realizados no Centro de Oncologia e Hematologia do HCPF 28.801 atendimentos que abrangem os mais de 2 mil pacientes que acompanhados. Neste período também foram realizadas 9.127 sessões de quimioterapia.
O administrador do HCPF, Luciney Bohrer destacou que o serviço de radioterapia complementa o atendimento prestado pela instituição e torna o tratamento centralizado na equipe que acompanha toda a jornada do paciente, além de oferecer mais conforto, não necessitando o deslocamento a outros locais.
“Nesses quarenta dias iniciais de funcionamento, mais de cem pacientes foram atendidos no serviço. É um fato muito importante. Agradeço a todas as pessoas que se envolveram no credenciamento para oferecer a população da região um serviço de primeiro mundo.” pontuou Bohrer.
A Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Maria Celeste de Souza da Silva destacou a agenda de integração do Ministério da Saúde com as instituições de saúde de todo o Rio Grande do Sul. “É com muita satisfação que estamos aqui neste hospital referência regional. Quando a gente fala da necessidade de instalar equipamentos de radioterapia é porque a gente sabe que esse tratamento é a cura para quem tem câncer. É com esse objetivo que estamos empenhados.” esclareceu.
Entre as ações desenvolvidas pelo Programa “Aqui Tem Especialistas” no país estão a ampliação de mutirões, o uso de unidades móveis de saúde (carretas), a aquisição de transporte sanitário e o fortalecimento da Telessaúde. Essas medidas contribuem para garantir mais agilidade, eficiência e equidade no acesso à saúde especializada.