O segundo semestre letivo da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo inicia nesta terça-feira (5), com o retorno de mais de 18 mil crianças e adolescentes às 74 escolas da rede. Para garantir um acolhimento qualificado e a retomada pedagógica com segurança e organização, a Secretaria Municipal de Educação (SME) mobilizou equipes gestoras, professores e servidores em uma série de ações preparatórias ao longo da última semana.
Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, professores e equipes diretivas participaram de formações continuadas organizadas pela SME. A programação incluiu oficinas pedagógicas específicas para cada etapa da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com foco na alfabetização, no desenvolvimento integral dos estudantes e nas práticas pedagógicas inclusivas.
De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, o retorno foi cuidadosamente planejado para garantir um ambiente propício ao desenvolvimento dos estudantes e à continuidade do trabalho pedagógico. “Durante a semana de 28 a 31 de julho, as equipes gestoras e demais servidores das escolas estiveram totalmente mobilizados na organização dos espaços físicos e pedagógicos. A preparação envolveu tanto os aspectos estruturais quanto os educacionais, para que as escolas estejam prontas para acolher os alunos com segurança, qualidade e cuidado”, destacou.
A Educação Especial também foi tema de destaque, com atividades voltadas à qualificação do atendimento aos alunos público-alvo da educação inclusiva, com ênfase na adaptação curricular e em estratégias para promover o aprendizado de forma equitativa. Além disso, as formações abrangeram temas como incentivo à leitura, gestão escolar e valorização dos espaços formativos – entre eles, a Escola de Sustentabilidade, a Escola das Profissões, a Escola de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta e o Prisma Espaço Geek.
Na segunda-feira (4), os professores retornaram às suas unidades para reuniões pedagógicas internas, momento de alinhamento das estratégias e organização do planejamento do semestre.
A SME também reforça que as obras em andamento nas escolas seguem conforme o cronograma previamente definido, com o objetivo de atender às demandas de melhorias estruturais projetadas pela Prefeitura Municipal.