Grupo Planalto de comunicação

Enxaqueca: pesquisa sobre tratamento promissor do Hospital de Clínicas é referência mundial Médico Luciano Manzato participou do programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1), e apresentou detalhes

A enxaqueca, também conhecida como migrânea, é uma doença incapacitante que interfere na qualidade de vida, relações sociais e trabalho das pessoas acometidas pelos seus sintomas.

Os neurocirurgiões endovasculares e neurorradiologistas intervencionistas, membros do corpo clínico do HCPF, Dr. José Vanzin e Dr. Luciano Manzato publicaram recentemente um artigo promissor sobre o tema. A pesquisa intitulada ‘Migrânea crônica e oclusão bilateral da artéria meníngea média’ foi publicada pela revista Interventional Neuroradiology.

Durante seis meses, dez pacientes foram submetidos  ao tratamento com a oclusão da artéria meníngea média, o principal vaso sanguíneo que fornece sangue para a dura-máter, uma membrana que reveste o cérebro e amplamente vascularizada.  A administração intra-arterial de lidocaína na artéria meníngea média (AMM) tem sido usada para enxaqueca refratária, promovendo alívio da dor. Pacientes com dores de cabeça crônicas que se submeteram à embolização da AMM para a prevenção da recorrência de hematoma subdural crônico experimentaram resolução completa da dor.

Dr. Luciano Manzato participou do quadro de Saúde do programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1), apresentado pelo comunicador Luiz Carlos Carvalho, apresentando detalhes da pesquisa.

OUÇA NA ÍNTEGRA:

Facebook
Twitter
WhatsApp