O governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira (6/8), a Campanha Ganha-Ganha Farroupilha, que busca valorizar o varejo e o tradicionalismo gaúcho. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, e reuniu secretários estaduais e municipais, além de lideranças de entidades.
O Ganha-Ganha Farroupilha será lançado oficialmente em 25 de agosto, e terá sua vigência entre 6 e 20 de setembro. A ideia é transformar setembro em um mês de valorização da identidade gaúcha – conceito que deve estar associado à dinamização econômica desse mês, considerado de baixo desempenho pelo setor.
Com o slogan “A promoção que vai virar tradição”, o Ganha-Ganha Farroupilha apresentará, em seu site, orientações para os lojistas participantes, além de disponibilizar material editável para impressão de itens promocionais.
A campanha também terá sorteios em dinheiro para o consumidor, mediante identificação com CPF na nota fiscal. Ações pontuais que valorizem a cultura gaúcha estão sendo preparadas para os dias da iniciativa.
Benefício econômico
Um estudo de 2024, coordenado pela Universidade Feevale em parceria com a Sedec, mostrou que o tradicionalismo tem grande impacto na economia, tendo movimentado R$ 4,5 bilhões em 2023. Os dados mostram também que existem oportunidades para fomentar os negócios em setembro, o que motivou o governo estadual e as entidades a construírem uma iniciativa conjunta para potencializar o comércio nesse mês.