Miguel Uribe Turbay, senador colombiano e pré-candidato à Presidência da Colômbia, morreu nesta segunda-feira (11), informou a esposa dele, Claudia Tarazona, em uma publicação na rede social Instagram.
Uribe, de 39 anos, potencial candidato presidencial da oposição de direita, foi baleado na cidade de Bogotá em 7 de junho durante um comício.
O senador foi baleado duas vezes na cabeça e uma na perna na noite de 7 de junho enquanto discursava em um evento de rua na capital colombiana, Bogotá, em meio ao crescimento de atos políticos visando as próximas eleições presidenciais na Colômbia, marcadas para março de 2026.
Ele era senador e pré-candidato presidencial, próximo do ex-presidente Álvaro Uribe Vélez e um forte crítico do atual governo de Gustavo Petro. Tinha 39 anos e era neto de Julio César Turbay Ayala (Partido Liberal), que governou o país entre 1978 e 1982, e faleceu em 2005.
A mãe do político foi Diana Turbay, uma jornalista sequestrada e assassinada em 1991 durante uma operação de resgate por narcotraficantes do Cartel de Medellín sob o comando de Pablo Escobar.
Já a avó, Nydia Quintero de Balcázar, é a fundadora da organização “Solidaridad por Colombia”.