Grupo Planalto de comunicação

Sábado será de Pedágio Solidário em prol do Acampamento da Criança com Diabetes Haverá seis pontos de coleta no Centro da cidade e o objetivo é arrecadar fundos para o custeio da ação

Foto: Arquivo UPF

Ao longo do próximo sábado (16), das 9h às 17h, será realizado o Pedágio Solidário em prol do Acampamento da Criança com Diabetes em Passo Fundo. A ação será promovida pelo Distrito Lions LD-7, tendo como apoiadores a Universidade de Passo Fundo e Hospital São Vicente de Paulo.

Haverá seis pontos de coleta no Centro da cidade. O objetivo é arrecadar fundos para o custeio do Acampamento da Criança com Diabetes, ação voltada ao autocuidado principalmente de crianças portadoras do Diabetes Mellitus Tipo 1. Para tanto, foi criado em 2013 o acampamento, no qual ocorrem atividades com as crianças e seus familiares.

No acampamento, participantes, familiares, organização e colaboradores recebem alimentação gratuita, adaptada às necessidades nutricionais do público-alvo, além de estadia adequada com barracas, sanitários, refeitórios, assistência médica e transporte interno. A ação conta com o apoio de diversas entidades da comunidade, como a Fundação Lions LD-7, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Universidade de Passo Fundo (UPF), e empresas de transporte COLEURB e CODEPAS. O HSVP oferece cozinheiras, nutricionistas e espaço para encontros; a UPF fornece profissionais e estudantes das áreas da saúde, estrutura física e apoio logístico. O projeto também envolve monitores — jovens com DM1 acima de 12 anos — que são treinados para atuar no evento. Voluntários participam por seleção acadêmica ou por iniciativa própria. A proposta é interdisciplinar, integrando diversos cursos da UPF nas ações educativas e assistenciais.

Recursos escassos

O financiamento do Acampamento da Criança com Diabetes é responsabilidade do Lions. Até 2019, os recursos vinham principalmente do Pedágio Solidário e de campanhas dos clubes. A partir de 2020, com a pandemia e a criação do PIX, a arrecadação caiu, e as doações via PIX não tiveram grande adesão. A enchente de 2024 também impactou negativamente a captação de recursos. O Pedágio Solidário de 2025, previsto para maio, foi cancelado devido ao mau tempo e será remarcado para agosto ou setembro.

Facebook
Twitter
WhatsApp