Grupo Planalto de comunicação

Cotrijal lança o Programa Brotinho para aproximar crianças do cooperativismo A iniciativa é voltada à educação cooperativista de crianças, com a participação de filhos e netos de associados

Foto: Raíza Goi Borba | Divulgação Cotrijal

Muita alegria, diversão e descobertas marcaram a primeira rodada de atividades do Programa Brotinho, da Cotrijal. A iniciativa é voltada à educação cooperativista de crianças, com a participação de filhos e netos de associados, e foi lançada na última semana nos municípios de Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul (comunidade de Igrejinha) Mormaço e Não-Me-Toque. Esta primeira turma, realizada de forma piloto, conta com a participação de cerca de 50 crianças.

“Neste Ano Internacional das Cooperativas, decidimos investir na base, olhando para o futuro e para a sucessão das famílias que hoje constroem a história da Cotrijal conosco. É o momento de envolver filhos e netos de associados, promovendo valores cooperativistas e fortalecendo o sentimento de pertencimento dessas crianças à nossa cooperativa. Para nós, esse programa simboliza o cooperativismo do amanhã. Estamos plantando hoje as sementes das novas lideranças, dos futuros cooperados e do futuro da nossa cooperativa”, afirma a coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Cotrijal, Maria Letícia Toledo Bonzanini. A importância do programa para a sucessão e futuro da cooperativa, trabalho com diferentes gerações e preparação de novos associados também foi destacada pela diretoria da Cotrijal, que acompanhou o lançamento da iniciativa no município de Não-Me-Toque.

Ao participar do programa, as crianças passam a fazer parte do Clube Brotinho e irão aprender sobre solidariedade, pertencimento e cooperativismo de uma forma leve e divertida. Neste primeiro encontro, elas acompanharam a história do livro “O Segredo do Brotinho”. A publicação foi feita especialmente para o programa e combina o dia a dia da vida no campo com o trabalho realizado pela Cotrijal junto às famílias de produtores rurais. Ao final dos encontros as crianças foram presenteadas com o livro e participaram da sessão de autógrafos com a autora Delci Bender.

A metodologia e a forma de trabalho da iniciativa foram construídas a partir de um diagnóstico feito com lideranças e colaboradores da Cotrijal de diferentes áreas. Além disso, o programa conta com uma consultoria especializada em aprendizagem por meio da experiência. “As crianças vão aprender brincando: explorando a natureza, participando da vida no campo e da Cotrijal, criando e convivendo com outras crianças e adultos para fortalecer os seus laços de pertencimento. As atividades combinam vivências, como plantar, colher e celebrar as estações do ano, com práticas do dia a dia, como cuidar de animais, cozinhar e participar de festas comunitárias”, explica Patrícia Brum Pacheco, da Greta Consultoria.

As atividades do programa também envolvem os familiares. “É importante aproximar desde cedo as crianças da atividade rural e do dia a dia da nossa interação com a cooperativa. Sempre procuramos aproximar eles do que a gente faz, mostrar com o que trabalhamos e fazer isso de uma forma lúdica é ainda mais interessante e divertido para as crianças”, conta a associada Lucilene Barboza, mãe da pequena Alana, que está participando do Brotinho.

Foto: Raíza Goi Borba | Divulgação Cotrijal

Ao longo do ano, as crianças receberão novas atividades para realizar junto das suas famílias. A proposta é que, futuramente, cada unidade de negócios da Cotrijal conte com seu próprio Clube Brotinho, um espaço acolhedor para receber os pequenos e fortalecer ainda mais o sentimento de pertencimento à cooperativa.

Facebook
Twitter
WhatsApp