No Hospital de Clínicas de Passo Fundo, um assistente virtual tem auxiliado os pacientes e familiares na compreensão de dúvidas sobre as medicações. Otávio Castro, farmacêutico residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer UPF/HC/Secretaria Municipal de Saúde, foi o responsável pela criação de um chatbot, aproximando cuidado farmacêutico dos pacientes.
Ele participou do programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1), no quadro de saúde que vai nas quartas-feiras, às 10h10, com a apresentação do comunicador Luiz Carlos Carvalho. Conforme Otávio, essa é uma das tantas novidades que estão chegando para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado aos pacientes, com base na tecnologia.
A ferramenta recebeu o nome de Relaty e é definida pela equipe como uma ferramenta digital pensada para estender o cuidado farmacêutico ao ambiente domiciliar, aproveitando a tecnologia para promover segurança, adesão e escuta ativa do paciente. Tornar as informações sobre os medicamentos acessíveis aos pacientes e familiares é fundamental para a efetividade do tratamento, especialmente em casos oncológicos. Ao escanear um QRCode entregue junto aos medicamentos, o paciente pode iniciar uma conversa com o assistente virtual a qualquer momento.
Essa ferramenta também cria uma base de dados, importante para que os profissionais da saúde acompanhem os pacientes e otimizem o trabalho desenvolvido na farmácia oncológica. Os pacientes e familiares aprovaram a iniciativa, que, em sua fase inicial, incluiu 88 pessoas.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: