A Petrobras assinou o contrato para início da construção de quatro navios que integram a estratégia de renovação da frota da companhia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) durante a abertura da Navalshore 2025, maior feira da indústria marítima da América Latina, que ocorre no Rio de Janeiro até quinta-feira (21).
Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, as obras podem começar no Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, administrado pela Ecovix. Já o acabamento e o comissionamento das unidades serão realizados pelo Estaleiro Mac Laren, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Para o secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes Dias Batista, a iniciativa reforça a importância das políticas públicas voltadas ao setor naval. “Esse tipo de evento tem papel fundamental para que a sociedade entenda a relevância dessas políticas”, afirmou.
O presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, também destacou a demanda crescente no país por embarcações de apoio marítimo e pela reciclagem de navios e estruturas offshore.