A Tribuna Popular da Sessão Plenária desta quarta-feira (20) destacou os trabalhos realizados pela Central Única das Favelas, a CUFA, em Passo Fundo. O espaço foi utilizado pelo representante da entidade, Guilherme Barreto da Silva Santos, por meio de solicitação da Mesa Diretora.
Guilherme iniciou sua fala apresentando dados sobre a movimentação financeira que acontece dentro das favelas, segundo ele, o valor supera a economia de alguns países da América do Sul. “As favelas do Brasil movimentam 300 bilhões de reais de renda própria por ano, é mais que a renda do Paraguai e da Bolívia”, informou.
Atualmente, a sede da CUFA PF está localizada no bairro Integração, mas o trabalho em Passo Fundo iniciou pelo bairro José Alexandre Zachia, depois foi para o Valinhos até chegar ao Integração, desenvolvendo atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania.
Em sua fala, Guilherme também ressaltou o trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19. “Na pandemia, a CUFA PF entregou mais de 500 toneladas de alimentos e também se criou o projeto Mães da Favela”, disse.
Barreto encerrou sua participação com o convite para a inauguração do Centro de Referência para a Juventude, que acontecerá na próxima segunda-feira (25), às 9h30, no auditório da Faculdade Anhanguera e contará com a presença do rapper MV Bill.